Conhece os benefícios do judô? Este esporte é uma arte marcial criada no Japão e desenvolvida no final do século XIX por Jigoro Kano. Essa modalidade tem como objetivo principal permitir que o praticante (judoca) use a força e o equilíbrio do oponente a seu favor. 

benefícios do judô
Tire todas as suas dúvidas sobre o judô

Além do combate, você sabe quais são os benefícios do judô? Nós vamos te contar neste material! Aqui, você verá:

Continue lendo para saber mais!

Ensinamentos do judô e quem pode praticar

duas crianças fazendo judô
O judô é um esporte que pode ser praticado por todas as pessoas. Saiba mais!

A parte mais legal é que o judô é conhecido também por seus princípios de respeito, autodisciplina e desenvolvimento pessoal. Além de ser um esporte de combate, é uma forma de educação. Os judocas são encorajados a desenvolver habilidades físicas, mentais e até morais.

Por esse motivo, o judô é frequentemente recomendado como um esporte para crianças, pois ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, disciplina, autocontrole e habilidades sociais. 

Além disso, é uma atividade física que pode ser adaptada para pessoas com diferentes capacidades físicas, tornando-o acessível a adultos, idosos e pessoas com deficiência, por exemplo. 

Ah, e você sabia que no dia 28 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Judô? Pois é! A data foi escolhida para homenagear o nascimento do mestre Kano.

Objetivos do judô

O principal objetivo do judô é lançar o oponente no tatame (chão) com controle e força, com o propósito de imobilizá-lo ou aplicar uma chave de articulação (como uma chave de braço). 

A finalidade é obter um ippon, a pontuação máxima que encerra o combate imediatamente, ou acumular pontos menores, como waza-ari ou yuko, que podem levar à vitória.

Sistema de faixa

faixa preta do judô
Entenda tudo sobre o sistema de faixa do judô

Assim como em outras artes marciais, a experiência dos judocas é medida pelas faixas, que mudam de cor conforme os praticantes avançam na modalidade. Com isso, o nível de complexidade do esporte vai aumentando também. 

Alguns fatores que qualificam o judoca a “passar de faixa” são: tempo de treino, idade e comportamento durante as competições. A sequência de cores da faixa no judô é a que trouxemos abaixo.

Faixas básicas:

  • Zero Kyu (mukyu) – Faixa Branca
  • 11º Kyu (juikkyu) – Faixa Branca/Cinza
  • 10º Kyu (jukyu) – Faixa Cinza 
  • 9º Kyu (kyukyu) – Faixa Cinza/Azul
  • 8º Kyu (hachikyu) – Faixa Azul
  • 7º Kyu (nanakyu ou shichikyu) – Azul/Amarela 
  • 6º Kyu (rokkyu) – Faixa Amarela 
  • 5º Kyu (gokyu) – Faixa Amarela/Laranja 

Faixas intermediárias:

  • 4º Kyu (yonkyu ou shikyu) – Faixa Laranja 
  • 3º Kyu (sankyu) – Faixa Verde
  • 2º Kyu (nikyu) – Faixa Roxa
  • 1º Kyu (ikkyu) – Faixa Marrom 

Graduados:

  • 1º dan (shodan ou ichidan) – Faixa Preta 
  • 2º dan (nidan) – Faixa Preta
  • 3º dan (sandan) – Faixa Preta
  • 4º dan (yodan) – Faixa Preta 
  • 5º dan (godan) – Faixa Preta 

Benefícios do judô

mulher treinando judô
O judô possui benefícios físicos e mentais

Se você gosta de lutas e busca uma modalidade para cuidar da saúde física e mental, o judô é ideal para você conhecer! Pensando nisso, separamos os principais benefícios do judô na lista abaixo. Vamos lá?

Melhora do condicionamento físico

Como o judô requer força, resistência, flexibilidade e coordenação motora, os treinos trabalham todos os grupos musculares, ajudando a melhorar o condicionamento físico geral. Além disso, aulas de judô podem reduzir o risco de lesões e auxiliar na perda de peso, se esse for o seu objetivo.

Melhora a postura

Os músculos do core, que incluem os músculos abdominais, das costas e do quadril, são essenciais para uma boa postura. E como o judô trabalha esses músculos, ajuda a manter a coluna vertebral alinhada e, consequentemente, uma boa postura.

Consciência corporal

Para realizar os movimentos e prever os movimentos do adversário, o judô exige que os praticantes estejam cientes de seu corpo e de como ele se move. Chamamos isso de consciência corporal, que é super importante para esta e outras modalidades.

Redução do estresse

Como já comentamos, os benefícios da prática do judô vão além da saúde física e são muito importantes para a saúde mental. Essa modalidade conta com exercícios e técnicas que podem ajudar a liberar a tensão e reduzir os níveis de estresse

Para conquistar mais rápido os grandes benefícios dessa luta, o ideal é que os praticantes tenham aulas pelo menos três vezes por semana. É claro que essa é apenas uma sugestão! A prática deve estar dentro das possibilidades da sua rotina. 

Foco e concentração

Assim como outras artes marciais, o judô requer um alto grau de concentração e foco durante os treinos e as competições. Isso pode ser muito benéfico até fora do tatame, afinal, os praticantes desenvolvem a capacidade de lidar com problemas e tarefas no cotidiano, bem como resolução de conflitos e equilíbrio das emoções. 

Agora que você já sabe quais são os benefícios do judô, saiba que ele é apenas um dos mais de 250 esportes e modalidades disponíveis na TotalPass para você experimentar! No mapa do nosso site ou aplicativo, é possível encontrar as academias mais próximas de você que oferecem aulas de judô. Não perca a oportunidade de conhecer o quanto antes!