Até pouco tempo, o investimento no conhecimento de um colaborador só acontecia em casos de mudança de cargo ou outras situações excepcionais. Hoje, as empresas entendem que o aprendizado contínuo é uma necessidade que reflete de forma positiva em toda a instituição. 

aprendizado contínuo
Já ouviu falar em aprendizado contínuo nas empresas? Saiba mais!

Atualmente, o chamado “lifelong learning” (educação continuada) de toda a equipe é fundamental para que a empresa continue relevante no mercado. Assim, é possível criar um ambiente inovador e criativo de acordo com as habilidades de cada pessoa.

Pessoas orientadas pelo aprendizado contínuo são, inclusive, descritas como os profissionais bem-sucedidos do futuro. De acordo com Jonas Prising, presidente e CEO da recrutadora ManpowerGroup, “organizações de todo tipo de indústria vão procurar mentes curiosas, flexíveis e orientadas a dados. Vão querer pessoas que tenham a habilidade comprovada de aprender continuamente e continuar relevantes em seus campos de expertise”.

Por que o aprendizado contínuo é importante?

Colaboradores trabalhando
Tanto para os colaboradores quanto para a empresa, o aprendizado contínuo é muito importante. Saiba mais!

Continuar se aprimorando na profissão mesmo depois da conclusão de cursos obrigatórios (como ensino superior ou especializações) deixou de ser um diferencial para ser uma exigência. 

No mundo de hoje, em que atualizações e mudanças acontecem o tempo todo, é preciso acompanhar o ritmo dos acontecimentos para fazer um trabalho bem feito. 

Por exemplo: um funcionário trabalha com um software que atualiza semanalmente para ter novas funcionalidades. Isso quer dizer que, semanalmente, este funcionário deve aprender novas habilidades para continuar dominando o software, certo?

É isso que o diferencia! Dessa forma, ele continua relevante em sua posição e fazendo bem o seu trabalho, com ainda mais habilidades técnicas para apresentar (hard skills). 

O aprendizado contínuo também é relevante para promoções de cargo, aumento de salário, bonificações, méritos, entre outras recompensas. 

A importância para a empresa

Oferecer o lifelong learning como cultura da empresa é uma forma de atrair e reter talentos, ter equipes mais atualizadas e engajadas e garantir o crescimento da instituição, uma vez que esse compromisso irá refletir diretamente no trabalho feito por todos, desde as lideranças até estagiários ou trainees. 

Como incentivar o aprendizado contínuo no ambiente de trabalho?

Líderes acompanhando os colaboradores nos estudos
É importante que as lideranças apoiem o aprendizado contínuo, sempre acompanhando o processo de perto. Confira!

Existem algumas ações que a empresa pode tomar para incentivar que seus colaboradores continuem buscando novos conhecimentos.

O aprendizado contínuo é interessante porque não depende de cursos formalizados com certificações ou diploma. Conversar sobre o dia a dia com colegas de outros times, consumir filmes, séries ou livros sobre diferentes áreas de atuação, experimentar novas habilidades… Tudo isso pode ser considerado parte do lifelong learning. 

Além dessas atividades, saiba mais sobre a aplicação dessa cultura com as dicas abaixo!

Períodos de estudo

Com rotinas tão cheias no cotidiano de trabalho, fica difícil encontrar um momento para dedicar ao aprendizado. Por isso, é interessante que as próprias empresas incentivem seus colaboradores a terem um período, dentro da sua jornada, para estudar.

Pode ser 30 minutos por dia, duas horas por semana… O que importa é o foco em aprender coisas novas.

Ferramentas para o aprendizado

A empresa pode fornecer acesso ou desconto em cursos de aprimoramento, trazer profissionais renomados do mercado para conversar, oferecer palestras sobre assuntos escolhidos pelos próprios colaboradores, entre outras ações. 

Além de ser agradável sair da rotina, essas ferramentas podem incentivar ainda mais os colaboradores a se dedicarem a esse desenvolvimento profissional e pessoal.

No entanto, o mais indicado é que haja um plano de desenvolvimento, com objetivos e perspectiva clara de futuro, para que as pessoas saibam o que se espera delas e onde esse conhecimento pode levá-las.

Acompanhamento do aprendizado

Como falamos sobre um plano de desenvolvimento, é importante que ele seja acompanhado de perto. 

As lideranças, por exemplo, podem periodicamente conversar com seus liderados para saber se estão conseguindo estudar, se o conteúdo está sendo útil para a sua função/carreira ou se há alguma dúvida ou empecilho durante os períodos de estudo.

Aprendizado contínuo é o futuro

Como as mudanças são constantes, algumas habilidades que serão fundamentais em pouco tempo ainda nem existem!

Nesse contexto, os chamados “talentos ágeis” surgem em meio a desafios, trazendo soluções e criações em potencial para superar as dificuldades do mercado. 

E não pense que o lifelong learning engloba apenas as hard skills, hein? As soft skills também podem ser constantemente aprimoradas. Entre elas, podemos citar a inteligência emocional, reação a crises, autonomia, comunicação e proatividade. 

A ideia daqui para frente é que o aprendizado contínuo comece cada vez mais cedo (de preferência ainda no período escolar), para que as habilidades exigidas no futuro estejam cada vez mais presentes, de forma dinâmica e atraente.