Você já teve aquela sensação de pensamentos indesejados invadindo sua mente e afetando o seu dia a dia? Os pensamentos intrusivos são uma experiência comum para muitas pessoas, mas entender o que são e como lidar com eles pode fazer toda a diferença na sua saúde mental e bem-estar.

mulher preocupada
Sofre com os pensamentos indesejados? Continue a leitura com a gente!

Neste texto, iremos explicar algumas dúvidas que as pessoas têm, como, por exemplo:

Vamos lá?

O que são pensamentos intrusivos?

homem preocupado
Entenda o que são e como funcionam os pensamentos intrusivos

Pensamentos intrusivos são pensamentos indesejados e recorrentes que invadem a nossa mente, mesmo quando não queremos pensar neles. Eles podem surgir de forma aleatória, causando ansiedade, desconforto e, às vezes, medo. 

São pensamentos que podem variar desde simples preocupações até memórias traumáticas e imagens perturbadoras, sendo dificilmente controlados. 

Como eles funcionam?

Primeiramente, os pensamentos intrusivos são como visitantes indesejados na nossa mente. Eles aparecem sem aviso e causam desconforto. Isso significa que você não escolhe tê-los, eles simplesmente surgem na mente sem convite.

Para eles surgirem, existe uma variedade de razões, incluindo estresse, ansiedade ou traumas passados. Quando ocorre a ativação por um desses gatilhos, os pensamentos involuntários aparecem perturbando o bem-estar.

Essas visitas indesejadas podem voltar várias vezes, sendo algumas delas sobre o mesmo tema e outras não. Essa repetição é uma das razões pelas quais os pensamentos podem ser tão angustiantes.

Compreender como os pensamentos intrusivos funcionam é o primeiro passo para aprender a lidar com eles de maneira eficaz. Lembre-se de que esses pensamentos não definem quem você é e é possível minimizar o impacto deles em sua vida. 

Quais são os tipos de pensamentos intrusivos?

homem se isolando
Os pensamentos intrusivos podem estar relacionados ao abandono e outras questões do dia a dia

É normal que os pensamentos se manifestem de várias formas. Sendo assim, é importante conhecer quais são os tipos mais comuns.

Obsessivos

Pensamentos persistentes e indesejados que se concentram em temas perturbadores, como violência, dano a si mesmo ou aos outros e demais comportamentos inadequados.

Os pensamentos obsessivos também podem estar relacionados a questões de segurança, limpeza ou organização, levando a comportamentos compulsivos.

Negativos

Os pensamentos negativos existem mesmo quando está tudo bem e parece não haver motivos, porém, eles surgem em forma de preocupação ou medo que não nos permitem concentrar em outras coisas.

Esses são os pensamentos que nos fazem duvidar de nós mesmos ou nos deixam ansiosos. Eles podem incluir preocupações com o futuro, medos irracionais ou críticas autodepreciativas (que rebaixam os próprios méritos).

Abandono

Quando as emoções envolvem o medo constante de ser abandonado por quem se relaciona, amigos ou familiares. 

Esses pensamentos costumam ser intensos e a pessoa que os enfrenta acredita que o abandono é iminente, mesmo quando não há evidências disso.

Sexuais

São pensamentos sexuais indesejados que podem ser desconfortáveis para a pessoa. Eles não refletem necessariamente os desejos ou preferências reais dela.

Normalmente, esses pensamentos estão associados a fantasias eróticas envolvendo pessoas com quem ter um relacionamento seria considerado improvável, como celebridades, colegas de trabalho e até mesmo membros da família.

Culpa

Esses sentimentos provocam sentimentos intensos de culpa ou remorso. Geralmente, envolvem lembranças de ações passadas que a pessoa considera erradas ou prejudiciais.

Mesmo que a pessoa já tenha se desculpado ou tentado reparar a situação, esses pensamentos podem persistir e atrapalhar o bem-estar mental.

Comparação

Tem momentos que é inevitável não nos comparar com os outros, mas este tipo de pensamento em excesso pode levar à baixa autoestima e aos sentimentos de insegurança.

Esses pensamentos envolvem a constante comparação com os outros, muitas vezes resultando em sentimentos de inadequação. A pessoa pode se sentir pressionada a se comparar em relação a diversos padrões irreais.

É importante destacar que a presença de pensamentos intrusivos não significa que a pessoa tenha algum transtorno mental. No entanto, quando esses mesmos pensamentos causam problemas significativos na rotina, é fundamental a busca de um profissional para avaliação e tratamentos adequados. 

Quais são os sintomas comuns dos pensamentos intrusivos?

Para entender e lidar com os pensamentos intrusivos de maneira eficaz, é importante reconhecer os sintomas que acompanham essas emoções. Confira os principais:

Ansiedade

A ansiedade é um dos principais sintomas que causam os pensamentos indesejados. Esses sentimentos desencadeiam uma sensação de preocupação ou medo constante, o que interfere no bem-estar.

Quando lidamos com pensamentos intrusivos, a ansiedade aparece devido a nossa preocupação com possíveis problemas. Esses sentimentos estão frequentemente ligados a cenários negativos, como acidentes, tragédias ou rejeição, deixando-nos apreensivos em relação ao que o futuro pode trazer.

Desconforto emocional

Sabe quando estamos sentindo algo, mas não sabemos bem o que? Esse sentimento pode ser tristeza, raiva ou até mesmo culpa. O famoso “aperto no peito” sem ter um motivo aparente também pode ser um sintoma.

Normalmente, esses pensamentos se concentram em perdas passadas ou situações tristes, podendo levar à tristeza e depressão.

Insônia

Os pensamentos intrusivos podem frequentemente perturbar o sono e levar à insônia. A incapacidade de deitar no travesseiro e desligar a mente pode resultar em noites difíceis de descansar. 

A preocupação com os pensamentos intrusivos, de diferentes temas, pode manter sua mente alerta, tornando a insônia mais provável. 

Isolamento social

O sentimento de insegurança, medo ou vergonha de ser julgado faz com que algumas pessoas se isolem socialmente. Elas podem evitar interações sociais ou deixar de viver novas experiências por conta desses pensamentos indesejados.

É importante lembrar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Nem todos experimentam todos os sintomas indicados, além de poderem apresentar sintomas diferentes dos mencionados acima.

Como lidar com os pensamentos intrusivos?

mulher meditando
Não sabe como lidar com os pensamentos intrusivos? Confira algumas dicas!

Por mais que os pensamentos intrusivos possam ser difíceis de serem controlados, você pode amenizá-los fortalecendo seu bem-estar mental. 

Pratique meditação

A meditação foca a atenção no momento presente, sem julgar ou se apegar ao sentimento. Ela pode ajudar a acalmar a mente e reduzir os pensamentos negativos.

Lembre-se de que ela não é uma solução instantânea, mas, ao praticá-la regularmente, você pode reduzir a frequência e a intensidade dos pensamentos intrusivos. 

No começo, pode ser normal sua mente perder o foco e os pensamentos indesejados persistirem. Porém, é importante reconhecer esses momentos e continuar praticando.

Reconheça os pensamentos

Um passo importante é reconhecer e identificar esses pensamentos indesejados. Lembre-se que você não tem controle e nem culpa deles existirem, porém, é preciso descobrir a origem para enfrentá-los. 

O simples ato de reconhecer pode diminuir a ansiedade. Ao identificar que o pensamento não reflete sua verdadeira vontade ou intenção, você pode começar a reduzir a carga emocional associada a ele.

Ajuda profissional

O acompanhamento por um profissional de saúde torna-se imprescindível quando esses pensamentos causam impacto negativo no dia a dia. Um psicólogo ou terapeuta pode desenvolver tratamentos que forneçam apoio emocional e recuperem o bem-estar.

À medida que novas maneiras de cuidado com a saúde mental são incorporadas no dia a dia, é possível diminuir a frequência desses pensamentos e melhorar o bem-estar. É desafiador lidar com pensamentos indesejados, mas não é impossível. Não se esqueça de que é um processo gradual e exige paciência consigo mesmo. 

Faça terapia

Os pensamentos intrusivos podem se infiltrar nas nossas mentes de surpresa, causando ansiedade e desconforto. Se você começar a enfrentar problemas significativos na sua vida devido a esses pensamentos, é recomendado buscar ajuda profissional. 

A avaliação profissional pode trazer respostas para diversas perguntas. Consultar um psicólogo ou terapeuta é um passo importante para recuperar seu bem-estar. 

Com o Total Mind, você tem a possibilidade de escolher entre mais de cinco mil psicólogos para realizar uma consulta on-line, em parceria com a Psicologia Viva. 

Além disso, com o Zen App você tem a oportunidade de aliviar os sintomas da ansiedade e do estresse, aproveitando sessões de meditação e áudios de relaxamento.

Pratique atividade física

homem se exercitando
A prática regular de atividade física pode ajudar a combater os pensamentos intrusivos

Sabia que a prática regular de atividade física pode ser uma maneira valiosa para combater esses pensamentos indesejados? Além dela possuir inúmeros benefícios para a saúde, é uma importante aliada para elevar a sua saúde mental. 

Combinar a atividade física com algumas técnicas de relaxamento, como a yoga e a meditação, pode potencializar os benefícios para o bem-estar.

Confira alguns benefícios que a atividade física pode proporcionar para o seu bem-estar:

Redução da ansiedade

O exercício ajuda a liberar endorfina, hormônio natural que melhora o humor e reduz a ansiedade. Isso pode ajudar a acalmar a mente e diminuir a frequência de pensamentos indesejados.

Estar em movimento libera a tensão muscular que muitas vezes acompanha a ansiedade. Isso alivia a sensação de aperto e desconforto associado à ansiedade, ficando mais fácil de relaxar.

Menos estresse

O estresse é muitas vezes um gatilho para pensamentos intrusivos. Fazer algum exercício é uma excelente maneira de reduzi-lo, ajudando a prevenir ou aliviar os sintomas relacionados a esses pensamentos.

A chave é encontrar uma atividade que você goste e que se encaixe em sua vida. Seja uma caminhada, uma aula de yoga, uma sessão de dança ou até mesmo uma partida de tênis, o importante é movimentar o corpo e se sentir bem.

Melhora da autoestima

A prática de atividade física pode melhorar a autoestima, o que ajuda a enfrentar pensamentos intrusivos relacionados à autocrítica ou insegurança, além de melhorar a resiliência emocional.

Clareza mental

A atividade física melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando a oxigenação e promovendo a clareza mental. Isso pode ajudar a lidar com os pensamentos indesejados, além de melhorar o foco.

Com o Total Fit, você tem acesso a milhares de academias e mais de 250 opções de modalidades esportivas para explorar. Entendemos que o bem-estar deve ser total, por isso, oferecemos uma variedade de opções de atividades para atender as necessidades individuais de cada um. 

Lembramos que a prática de atividade física é somente umas das maneiras de reduzir a frequência dos pensamentos intrusivos. Se mesmo assim os sintomas persistirem, é importante buscar a orientação de um profissional de saúde mental para aliar os exercícios com o tratamento adequado. 

A sua empresa ainda não oferece o benefício da TotalPass? Indique-a para nós! Pagando uma única mensalidade, você pode ter acesso a todos os serviços para cuidar do seu bem-estar físico e mental.