Sabe aquela sensação de bem-estar maravilhosa que sentimos após uma noite bem dormida ou quando fazemos atividades prazerosas? A responsável por isso é a serotonina, que também é conhecida como o “hormônio da felicidade”.

serotonina
A serotonina também é conhecida como o “hormônio da felicidade”. Saiba mais!

No entanto, a serotonina é um neurotransmissor, não um hormônio. Ela trabalha para regular nossos níveis de satisfação e bem-estar, e está relacionada a diversas atividades do nosso corpo. Por isso, vamos juntos conhecer mais sobre ela:

Como a serotonina é produzida no corpo?

De acordo com um artigo publicado na Revista UNIPAR (Universidade Paranaense), cerca de 95% da serotonina corporal é produzida no intestino. Ela é feita a partir do aminoácido triptofano, que é obtido por meio da nossa alimentação. 

O triptofano é transportado pela corrente sanguínea até o cérebro, onde passa por uma série de reações enzimáticas até se transformar na serotonina. Ela então se liga a receptores específicos nas células nervosas vizinhas, transmitindo sinais que influenciam diversas funções do corpo, causando essa sensação de bem-estar tão prazerosa que já comentamos.

Quais funções a serotonina desempenha?

pai cozinhando com a filha
A alimentação saudável é importantíssima para regular a produção de serotonina no nosso organismo. Saiba mais!

A serotonina desempenha diversas funções no corpo, e é responsável por regular várias atividades que acontecem o tempo todo no nosso organismo. Algumas das suas principais funções são:

  • Regular o humor;
  • Promover uma bom ciclo de sono
  • Regular o apetite;
  • Aumentar a libido;
  • Auxiliar a memória e o aprendizado;
  • Regular a temperatura corporal;
  • Promover a saúde óssea;
  • Ajudar nas funções cognitivas;
  • Contribuir para a coagulação do sangue. 

Só de saber quantos papéis a serotonina desempenha no nosso organismo, entendemos que ela é fundamental na nossa vida e percebemos a necessidade de cuidar bem da sua produção, não é mesmo? Mas e quando estamos com níveis baixos de serotonina? 

O que acontece quando há níveis baixos de serotonina?

mulher estressa no trabalho
Ter hábitos que não são saudáveis podem levar à baixa produção do neurotransmissor para o nosso corpo. Vamos mudar de hábitos?

Considerando tudo o que falamos na seção anterior, quando os níveis de serotonina estão baixos, uma série de sintomas podem surgir, afetando todas as atividades que citamos, como humor, sono, memória, funções cognitivas, entre outras.

Tristeza, desânimo, irritabilidade, melancolia e alterações repentinas de humor são alguns exemplos de sintomas de que algo não vai bem com a produção de serotonina no nosso corpo. Ainda podemos citar a perda de interesse em atividades que antes eram consideradas prazerosas, baixa autoestima, distúrbios do sono, perda de apetite, fadiga, entre outros. 

Além disso, quando acompanhada desses sintomas, o baixo nível pode indicar o desenvolvimento de doenças relacionadas à saúde mental, como depressão, ansiedade e até mesmo o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 

O tratamento para estabilizar nossa produção do neurotransmissor deve ser sempre individual e personalizado, abordando desde a terapia até o uso de medicamentos, quando necessário. O ideal é sempre consultar um profissional de saúde da sua confiança.

Como aumentar os níveis de serotonina?

Existem diversas iniciativas que podemos tomar no nosso cotidiano para aumentar os níveis de serotonina no corpo e, consequentemente, a sensação de felicidade e bem-estar que ela proporciona. 

Exposição à luz solar

A exposição à luz solar é muito importante para transformar a melatonina (um hormônio produzido durante o sono) em serotonina. Além disso, se expor ao sol também gera a produção de endorfina, uma substância antidepressiva natural. 

O ideal é que a exposição aconteça antes das 10h da manhã ou após às 16h, de 15 a 20 minutos por dia. 

Alimentação saudável

Sempre reforçamos por aqui que uma boa alimentação é peça fundamental para uma vida mais feliz e saudável. Lembra que nós dissemos que a serotonina é feita a partir do triptofano? Pois é! Consumir alimentos ricos em triptofano fará com que, consequentemente, seu corpo aumente a produção de serotonina.

Alguns exemplos de alimentos são banana, ovo, leite, carne vermelha, aveia, grão-de-bico, peixes, leguminosas e sementes.

Hábitos de sono

Dormir bem faz bem! A serotonina age nas regiões cerebrais responsáveis pela regulação do sono e do nosso despertar, além de influenciar no funcionamento da nossa memória e atenção.  

Lembra que nós já falamos sobre a melatonina no primeiro tópico dessa lista? Existem também algumas formas de aumentar a produção desse hormônio! 

Como ele está relacionado com a serotonina, acaba também sendo uma forma de cuidar do nosso neurotransmissor da felicidade. Alguns exemplos de estímulo à melatonina são: utilizar eletrônicos com a opção de luz noturna, evitar fontes luminosas após às 18h e ter uma alimentação saudável durante todo o dia.

Atividades relaxantes

mulher meditando
Yoga é um exercício completo para o corpo e para a mente, e pode estimular a sensação de bem-estar

Praticar atividades relaxantes como yoga, meditação ou massagem, por exemplo, podem auxiliar na produção desse neurotransmissor. 

Essas práticas são ótimas para diminuir a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de cortisol, fundamentais para melhorar o humor, reduzir nossa irritabilidade/estresse e aumentar a sensação de bem-estar. Tudo isso relacionado à serotonina. 

Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos de forma regular aumenta a produção do triptofano e sua liberação na corrente sanguínea. Por sua vez, esse aminoácido produz a serotonina. Viu como todas as atividades estão relacionadas umas com as outras? 

Por isso é tão importante criar hábitos saudáveis e segui-los diariamente. Mas não é só a sensação de bem-estar que é produzida aqui – a serotonina ainda auxilia no controle do ritmo cardíaco e previne doenças cardiovasculares.

Não se esqueça que a atividade física ideal para você é aquela que você gosta de praticar, certo? Pode ser musculação, dança, luta, esportes de areia… Você é quem manda! Na TotalPass, é possível ter acesso a mais de 250 modalidades diferentes para experimentar e descobrir qual é a que mais combina com a sua personalidade. 

Além da serotonina, nosso corpo produz muitos outros hormônios voltados para o nosso bem-estar, como a dopamina, a endorfina, a ocitocina e a noradrenalina. 

Lembre-se que o nosso organismo é uma máquina incrível onde tudo se conecta – por isso, o desequilíbrio de um pode afetar os outros, impactando na sua qualidade de vida. Preze sempre pela sua saúde física e mental, você é a sua maior prioridade.