Quem nunca desejou uma massagem após um longo período de trabalho, né? Além de relaxar, essa prática é perfeita para quem deseja liberar as tensões e os hormônios relacionados à sensação de bem-estar e felicidade. Entre tantas técnicas, o shiatsu é uma das opções mais buscadas pelas pessoas.

shiatsu
Tire todas as suas dúvidas sobre a massagem shiatsu

Pensando nisso, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre a massagem shiatsu e tirar todas as dúvidas relacionadas a técnica. A seguir, responderemos os seguintes tópicos ao longo deste artigo:

O que é massagem shiatsu?

mulher fazendo shiatsu
Entenda como a massagem shiatsu ajuda a liberar a tensão

Nós temos uma pergunta para fazer a você: já fez massagem alguma vez? Caso a resposta tenha sido não, saiba que existem muitas técnicas para manter o corpo e a mente em sintonia, visando o relaxamento. No entanto, uma das opções mais buscadas pelas pessoas é o shiatsu. 

Originada no Japão, o shiatsu é uma técnica terapêutica cujo intuito é trabalhar a sensação de bem-estar, felicidade e paz interior. Além disso, é uma ótima massagem para quem não consegue aliviar as tensões da própria rotina, tanto em casa quanto no trabalho. 

Diferente de muitas técnicas que fazem o uso de acessórios para compor a massagem, o shiatsu faz uso apenas dos dedos e das palmas das mãos. A partir disso, o massagista começa a fazer pressão em regiões específicas do corpo, podendo ser dos pés à cabeça, liberando energia, corrigindo qualquer tipo de disfunção interna e, sobretudo, auxiliando no tratamento de doenças em prol da saúde

Atualmente, o shiatsu entrou para a lista de Medicina Complementar e Alternativa pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo assim, em alguns casos, ele pode ser usado como terapia complementar para alguns problemas de saúde, caso haja algum diagnóstico e prescrição médica. 

Quais são os benefícios da massagem shiatsu?

dedos fazendo massagem
O shiatsu tem benefícios físicos, mentais e emocionais

Para além do relaxamento, a massagem shiatsu possui muitos benefícios para quem deseja melhorar a saúde e o bem-estar, ou seja, eles podem ser tanto físicos quanto mentais e emocionais. 

A seguir, nós selecionamos uma lista com os principais benefícios para você conhecer: 

Benefícios físicos 

  • Diminui as dores no corpo;
  • Ameniza gripes e resfriados;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Promove a melhora da respiração;
  • Ajuda a corrigir os problemas posturais;
  • Diminui as dores menstruais e lombares;
  • Auxilia nos problemas respiratórios, como sinusite e rinite;
  • E muito mais!

Benefícios mentais e emocionais

Existe alguma contraindicação?

homem recebendo massagem
Embora seja para todas as pessoas, o shiatsu possui algumas contraindicações

Será que a massagem shiatsu é indicada para todas as pessoas? A resposta é: depende. Afinal, ela independe da idade, ou seja, tanto crianças quanto adultos podem aproveitar desta técnica terapêutica do shiatsu. 

Geralmente, é uma técnica bastante usada e, sobretudo, recomendada para as pessoas que possuem algum tipo de tensão muscular. Além disso, é indicada para aqueles que passaram por um dia de muito estresse e cansaço no trabalho, promovendo o relaxamento. 

Além disso, para as pessoas que praticam algum esporte, independente da modalidade, seja de baixo e alto rendimento, o shiatsu pode ser feito, principalmente para aliviar as tensões musculares, por meio de uma massagem mais localizada, ou seja, em algum ponto do corpo que esteja incomodando ou com algum tipo de lesão, por exemplo. 

Por outro lado, mesmo com tantos benefícios e muitas pessoas podendo fazer, o shiatsu possui algumas contraindicações. Confira a lista com os principais:

  • Sintomas de febre;
  • Casos de hipersensibilidade;
  • Paciente com osteoporose ou câncer;
  • Mulheres o primeiro trimestres de gestação;
  • Pessoas com processos inflamatórios agudos;
  • Em partes do corpo com fraturas recentes ou até mesmo varizes;
  • Entre algumas outras causas. 

Vale lembrar que cada caso precisa ser estudado. Com a liberação médica, alguns pacientes podem incluir a massagem shiatsu na rotina e garantir todos os benefícios para melhorar a qualidade de vida.

Onde fazer a massagem shiatsu?

Gostou da massagem shiatsu, mas não sabe onde encontrar? Sem problemas! Na TotalPass, você tem acesso a muitas redes parceiras e credenciadas para te atender em todo o Brasil. Entre elas está o Buddha SPA. 

O Buddha SPA é uma franquia espalhada por todo o Brasil com o que há de mais moderno para atender aos clientes e promover o bem-estar e o relaxamento em todos os momentos da vida. 

Além desta rede, é possível encontrar outras empresas parceiras que oferecem o serviço de massagem relaxante. Veja só como é fácil encontrar uma unidade próxima de você pelo app da TotalPass:

  • Acesse o app da TotalPass;
  • Em seguida, clique no ícone de localização;
  • Selecione a opção “Filtros”;
  • Vá em “Modalidades”, clique em “Ver todas” e pesquise por “massagem”;
  • Volte ao menu anterior e clique em “Aplicar filtros” para ver as unidades mais próximas de você. 

Muito fácil, né? Já agende uma sessão de massagem com a TotalPass. Caso a sua empresa ainda não ofereça o nosso benefício, indique-a agora mesmo: