Vamos começar este texto falando uma verdade para você: nenhum negócio prospera sem uma estratégia sólida de vendas. Vender mais significa não apenas trazer mais alunos para a sua academia, mas também saber engajá-los para continuarem encantados com o que o seu espaço tem a oferecer.

vender mais
Ter uma boa estratégia é fundamental para vender mais na sua academia. Continue a leitura!

O mercado fitness é altamente competitivo. Aliás, você sabia que o Brasil é o segundo país com mais academias no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos? Pois é! Temos cerca de 35 mil unidades por aqui. Por isso, se destacar em meio a essa quantidade de concorrentes é imprescindível para lucrar. 

Nós podemos te ajudar com isso! Aqui, vamos abordar tópicos importantes na hora de criar seu plano de vendas.

Por que é importante ter estratégia para vender mais?

Você deve se perguntar por que é tão importante ter uma estratégia de vendas para a sua academia. Por mais que às vezes bata aquela dúvida, não se esqueça que seu negócio é feito de pessoas para pessoas e, por isso, deve colocá-las sempre no centro das suas decisões. 

É com estratégia que você consegue atrair e conquistar potenciais clientes, expandindo a base de membros da sua academia. E quem conquista, não quer perder – esse plano também te fará manter alunos. 

Sem falar, é claro, na movimentação financeira e na geração de empregos que as boas vendas geram. 

Mas lembre-se dar um passo de cada vez e fazer o que está ao seu alcance neste momento, sem tomar decisões precipitadas e que possam prejudicar seu negócio, produto ou serviço. 

Tendências para academias em 2024

jovem mexendo no celular dentro da academia
A TotalPass oferece a facilidade de conquistar novos alunos e renda extra para a sua academia. Saiba mais!

Você já deve saber a importância de estar sempre atualizado sobre o mercado fitness, afinal, as tendências mudam o tempo todo. Com a internet, os alunos têm acesso às novidades muito rápido, e buscam encontrá-las na academia em que frequentam. 

O American College of Sports Medicine (ACSM) tem uma pesquisa recente chamada ACSM Worldwide Fitness Trends, que conta com profissionais e pesquisadores da área para definir as tendências e o futuro do mercado.

Vamos falar, então, sobre algumas tendências que você deve considerar nas atividades da sua academia?

Saúde mental

É comprovado, cientificamente, que a prática de exercícios físicos é benéfica para a saúde mental. Com o acesso à informação por meio das redes sociais, muitas pessoas estão tomando consciência disso e começando a frequentar academias para manter a mente saudável. 

Sua equipe deve saber acolher pessoas com esse objetivo, e mostrar que está tudo bem fazer exercícios físicos apenas pelo bem-estar mental, sem objetivos físicos ou estéticos.

Terceira idade

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE revelou que a população brasileira está envelhecendo cada vez mais. Em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7%.

As academias, assim como outros locais e estabelecimentos, devem se adaptar a esse aumento, considerando a acessibilidade, os equipamentos, a preparação da equipe, as comodidades e o que mais for necessário para receber essas pessoas. 

Incentivo nas empresas

Foi-se o tempo em que as empresas só se preocupavam com o trabalho que os colaboradores desempenhavam e nada mais… Na verdade, ainda bem que isso está mudando! 

Os benefícios corporativos estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, principalmente porque eles podem ajudá-las durante o trabalho. A atividade física, por exemplo, deixa os colaboradores mais dispostos, criativos, concentrados e incentiva o trabalho em equipe. 

A TotalPass é um benefício corporativo criado para facilitar que esses colaboradores acessem milhares de academias em todo o Brasil e possam aproveitar todas as vantagens que o cuidado com a saúde física e mental proporciona. 

Para as academias também é muito vantajoso, pois dá visibilidade, gera renda extra e ainda pode alcançar novos alunos, e o melhor: sem pagar nada por isso. Legal, né? Você pode saber mais sobre a parceria no site da TotalPass.

Principais desafios

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Por isso, pensamos em te mostrar quais são os principais desafios que os donos de academias enfrentam quando o assunto é vendas. 

Conhecendo os possíveis obstáculos, fica mais fácil se organizar para evitá-los. 

Concorrência na região

Você se lembra que nós falamos que o Brasil é o segundo país com mais academias no mundo? Isso faz com que a concorrência, dependendo da região em que você está, seja intensa. 

Para contornar esse desafio, você já parou para pensar no que a sua academia se diferencia das outras? Você tem equipamentos diferenciados, um bom atendimento ao cliente ou aulas interessantes? O que os seus alunos falam sobre o seu espaço? Lembre-se que o “boca a boca” é uma estratégia de vendas poderosa. 

Ah, e não se esqueça de estudar a concorrência! Só assim você poderá identificar pontos de destaque para o seu negócio. 

Sazonalidade

As vendas em academias costumam enfrentar flutuações sazonais ao longo do ano, com períodos de pico e quedas. É isso mesmo: em alguns meses, você recebe vários novos alunos, depois esse número cai. Depois sobe de novo. E assim vamos seguindo…

Para ter uma noção mais próxima da realidade, é preciso estudar o mercado, seu negócio e seu público para entender quais são os melhores e os piores meses de venda. Assim, você consegue aproveitar melhor os meses de pico e se preparar financeiramente para os meses de queda. 

De acordo com o Censo Fitness 2022, os melhores meses para o processo de vendas são março e setembro. Por outro lado, os piores são junho, julho e dezembro.

Compra e manutenção de equipamentos

Aparelhos fitness não são baratos e, se você quiser trazer uma novidade para a sua academia, precisa se programar. Além disso, nunca se sabe quando um aparelho poderá quebrar ou indicar que está com defeito. 

Em primeiro lugar, lembramos que a manutenção dos equipamentos do seu espaço deve estar sempre em dia, para evitar acidentes com os alunos. Ao mesmo tempo, reforçamos a importância de ter uma reserva de emergência para possíveis ocorrências. 

Tenha em mente que 48% dos entrevistados pelo Censo Fitness priorizam o investimento na estrutura física da academia, e 25% responderam que priorizam os equipamentos. Ou seja, não pensar nisso te fará ficar para trás.

Reclamações e feedbacks

É muito difícil um negócio agradar a todos. Eventualmente, sua academia pode receber críticas, reclamações e feedbacks negativos. Lembra que nós falamos sobre estratégias de marketing? Elas se aplicam aqui também: saber lidar com as reclamações dos alunos e reconhecer os erros é fundamental para manter uma boa reputação. 

Além disso, existem ainda as críticas construtivas, que te ajudarão a melhorar continuamente na gestão e na estrutura da sua academia.

Evasão

Mais de um terço dos entrevistados pelo Censo Fitness (37,5%) desconhece a taxa de evasão mensal da própria academia. Se você não sabe quantas pessoas cancelam seus planos, fica ainda mais difícil saber por que os alunos saíram. 

Por exemplo, se o motivo da evasão é o número de equipamentos que você oferece, talvez esteja na hora de investir em mais aparelhos.

7 estratégias para lucrar mais

Ofereça opções que vão além das aulas regulares da academia para encantar seus alunos. Confira esta e outras dicas!

Uma estratégia é um conjunto de planos para alcançar determinado objetivo. Portanto, se o seu objetivo é vender mais, suas ações devem ser pensadas visando esse propósito.

As estratégias que trouxemos nesta lista são uma visão geral do que pode ser interessante considerando o mercado de academias que vemos hoje, mas você pode adaptá-las à sua realidade para entregar o que considera fazer mais sentido para o público da sua região, certo? 

1 – Programas de introdução e avaliação

Quando o aluno chega na sua academia, ele tem um objetivo, e espera cumpri-lo no seu espaço. Por isso, é obrigação da sua equipe fazer com que ele se sinta acolhido e bem-vindo desde o primeiro momento. 

Aulas experimentais para conhecer os professores/equipamentos e programas de avaliação física personalizados são ótimas opções para que a academia demonstre um interesse genuíno na saúde e na trajetória do aluno. Além disso, fica mais fácil estabelecer metas realistas de acordo com a rotina de cada pessoa. 

2 – Tecnologia e aplicativos

Nos dias atuais, facilidade é a palavra-chave. Ter seus treinos e metas na palma da mão é conveniente e ainda permite atualizar resultados em tempo real, o que facilita o acompanhamento do progresso. Por isso, a academia investir em um aplicativo próprio para disponibilizar para os alunos é uma ótima opção. 

Se for possível, deixe o aplicativo completo. Abuse dos recursos interativos, como vídeos e lembretes, que incentivam a aderência ao treino e contribuem para um estilo de vida mais saudável e engajado.

Ah, e não se esqueça de marcar presença nas redes sociais! Poste conteúdos ricos – mostrando que sua equipe é especialista no assunto -, fale sobre o dia a dia da academia, invista em conteúdos de humor, trabalhe com enquetes, poste fotos e vídeos das aulas e republique publicações dos alunos. 

Pode ser que o Instagram seja o primeiro contato de um novo cliente com o seu espaço, então você precisa passar uma boa impressão.

3 – Parcerias e eventos

Quem não é visto, não é lembrado! Fazer parcerias e promover eventos junto a outros estabelecimentos da região pode aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair mais possíveis alunos. 

Você pode explorar outras empresas ou profissionais do segmento fitness, como nutricionistas, instrutores de pilates, marcas de roupas, entre outros. Os eventos ainda ajudam a engajar quem já faz parte da sua rede de alunos.

Que tal promover, por exemplo, uma competição entre os alunos, confraternizações ou festas temáticas? Deixe a criatividade rolar, você pode fazer o que acha que mais agrada ao seu público.

4 – Marketing

Na pesquisa do Censo Fitness 2022, 40% dos entrevistados disseram não ter um marketing estruturado na academia. Isso pode ser um erro grave, porque essa equipe é especialista em entender seu público e desenvolver campanhas para atrair mais alunos, promover eventos e promoções sazonais de acordo com o movimento do seu espaço, fazer a gestão da marca on-line e off-line, e muito mais. 

Então, por que não aliar a equipe de marketing à equipe de vendas para entregar a melhor experiência para o seu público antes, durante e depois da venda?

5 – Planos diferenciados

Se você oferece diferentes serviços, uma das várias técnicas de vendas é criar planos para o acesso de modalidades diferentes. Por exemplo, se a sua academia oferece musculação e cross training, você pode criar planos para cada aula separadamente e um plano que englobe ambas. 

Gostou das dicas de como vender mais? Antes de colocá-las em prática, você deve se lembrar que tendências, preferências do cliente, concorrência e tecnologias mudam ao longo do tempo, e é preciso adaptar-se a elas. Mantenha-se atualizado para que o seu negócio não perca a referência.

6 – Pós-venda

O pós-venda é imprescindível, pois vai além da conclusão da venda/contrato, mas também estabelece uma relação contínua (e duradoura) entre seu aluno e seu negócio.

Manter uma comunicação e suporte com seus alunos – por e-mail, WhatsApp, ou qualquer outro meio – contribui para a satisfação de quem frequenta a sua academia, pois as pessoas se sentem valiosas nesse ambiente. 

Além disso, é dessa forma que chegam os melhores feedbacks, pois os alunos se sentem à vontade para expressar suas opiniões e necessidades e te ajudam a ajustar os serviços conforme necessário.

Mas lembre-se de tomar cuidado para não ser invasivo e nem insistente nas abordagens, certo? 

7 – Outros produtos

A sua academia oferece outros produtos além das aulas regulares? Bebidas, garrafinhas de água ou copos personalizados, roupas fitness com o logo da unidade… Se o seu objetivo é lucrar mais, deve se lembrar de sair do básico e apostar na experiência do seu aluno para além das aulas.

Além da rentabilidade financeira com a compra dos produtos, essa também é uma forma de dar visibilidade para a sua academia em outros locais. Já pensou nisso?

Agora que você já sabe tudo sobre estratégias para a sua academia vender mais, que tal começar a colocá-las em prática? Um passo de cada vez para conquistar espaço no mercado e tornar o seu negócio rentável e duradouro.

Gostou dessas dicas? Quer aumentar o número de alunos e lucre mais? Indique sua academia para nós: