O mercado de trabalho é algo que está em constante mudança, por isso, a área de Recursos Humanos não pode ficar de fora e deve acompanhar as novidades. Neste texto, preparamos um conteúdo bacana para você ficar por dentro de todas as tendências de RH para 2024:

Qual a importância de estar atualizado?

Tendências de RH para 2024
Confira algumas tendências de RH para ficar de olho em 2024. Continue lendo!

É comum que durante o ano de 2024 surjam alguns desafios nas organizações. E parando para pensar nisso, todos nós percebemos como é importante que as pessoas que gerenciam outras pessoas façam um bom trabalho e tratem as pessoas com humanidade.

Primeiro, se você é um profissional de RH, estar ligado nas tendências de RH mostra que você é antenado e se preocupa em se manter atualizado. Com certeza, as ações pensando em novidades não vão passar despercebidas pela empresa e pode ser um diferencial na hora de buscar uma promoção ou novas oportunidades. Pense nisso!

Se você faz parte de um time que acompanha as novidades do mercado, as chances de atrair profissionais qualificados aumentam, com isso, as empresas acabam evoluindo também.

Outro ponto é que as principais tendências de RH sempre estão sempre trazendo novas ideias para melhorar o ambiente de trabalho, pode ser por meio de implementação de novas tecnologias, práticas de gestão mais modernas ou até mesmo políticas de flexibilidade. Ficar por dentro desses temas ajuda a criar um ambiente mais agradável para todos.

São inúmeros benefícios tanto para o profissional quanto para a empresa ficar ligado nas tendências. Continue lendo neste texto!

Por que ser uma empresa diversa?

diversidade e inclusão na empresa
Um quadro de funcionários diverso fortalece a empresa em diversos aspectos

Um dos pilares mais importantes para o crescimento de uma empresa é, sem dúvidas, seu quadro de funcionários. Quanto mais diversa for uma equipe, mais ela poderá trazer experiências diferentes e contribuir para um trabalho final eficiente, além de promover um ambiente mais igualitário.

A presença de pessoas com diferentes histórias, gera uma variedade de ideias e abordagens, o que impulsiona a criatividade e a resolução de problemas com cada um ajudando da sua maneira.

Além de que a diversidade e inclusão não se limita somente a características como raça, gênero ou idade. Ao abraçar essa variedade de pensamentos diferentes e experiências, as empresas fortalecem sua cultura organizacional, tornando-se um espaço onde todos os colaboradores se sentem valorizados e respeitados.

Híbrido e remoto: qual modelo de trabalho escolher?

Nos últimos anos, as empresas adotaram um novo modelo de trabalho permitindo que as pessoas pudessem executar suas tarefas diárias de onde elas quisessem, recentemente intensificado após a pandemia de Covid-19. 

Segundo uma pesquisa feita pela IDC Brasil e divulgada pela CNN, o modelo híbrido é o mais adotado pelos brasileiros. Além disso, o relatório diz que 65% dos colaboradores entrevistados e que estão trabalhando presencial mudariam de emprego para ir para o formato híbrido.

Estes novos modelos de trabalho (remoto ou híbrido) permitem que as pessoas tenham um melhor equilíbrio entre suas vidas profissionais e pessoais. Isso significa menos tempo perdido no trânsito, principalmente nas grandes cidades, e mais tempo para dedicar no desempenho profissional e atividades de bem-estar, como hobbies ou passatempo com a família. 

Saúde mental é tendência para 2024?

colaborador e psicóloga
O cuidado com a saúde mental é uma das tendências nas empresas neste ano

A saúde mental é um tema que precisa ser discutido mais abertamente no ambiente de trabalho. Doenças como depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout podem afetar o desempenho profissional e prejudicar a saúde dos colaboradores. Pensando nisso, é necessário que as empresas criem um ambiente de trabalho saudável e que ofereçam apoio aos funcionários que precisam de ajuda.

De acordo com os números da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, divulgado no Jornal da USP, aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de burnout. Segundo a associação, o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados no mundo. Desde janeiro de 2022 a Organização Mundial da Saúde reconhece e classifica a doença. 

Investir em programas ou benefícios é uma estratégia para incentivar hábitos saudáveis e prezar pelo bem-estar dos colaboradores. As empresas também podem trazer workshops e dinâmicas para dentro do lugar de trabalho, promovendo, por exemplo, sessões de alongamento ou de mindfulness.

Cuidar da saúde mental dos colaboradores é essencial na gestão de pessoas.

Benefícios de bem-estar valem a pena?

A saúde integral dos colaboradores é uma prioridade para as empresas em 2024. Para isso, elas estão investindo em programas ou benefícios corporativos que promovam a saúde física e mental dos colaboradores. 

Um estudo chamado People at Work 2023, feito pela ADP Research Institute e divulgado pelo Valor Econômico, apontou que globalmente 57% e 43% dos brasileiros não acham que seus gestores estão preparados para conversar sobre saúde mental no trabalho.

Incluir benefícios de bem-estar na sua empresa pode ser uma ótima oportunidade para virar a página e mostrar que o cuidado com os colaboradores faz parte da cultura organizacional. 

A TotalPass oferece acesso a milhares de academias e estúdios fitness para os seus colaboradores, proporcionando de forma acessível a possibilidade de fazer atividade física quando e onde quiser. Além disso, com o programa Total Mind, é possível cuidar do bem-estar mental com parceiros que oferecem áudio de meditação guiada e sessões de psicologia on-line. 

Desenvolvimento profissional

Cada vez mais as empresas estão investindo em planos de carreiras e no crescimento individual do colaborador. Uma pesquisa da consultoria Randstad, divulgada pela revista Exame, revelou que 90% dos profissionais consideram o desenvolvimento profissional um elemento fundamental para a sua trajetória profissional.

Os planos de carreira não dizem a respeito somente à promoção para um cargo superior, mas também sobre o desenvolvimento contínuo das habilidades e soft-skills. Geralmente, as organizações investem em programas de treinamento para os funcionários que estejam alinhadas com as missões e objetivos da empresa.

À medida que avançamos em 2024, um plano de carreira claro e eficiente é uma ferramenta fundamental para o profissional de RH abordar em sua organização, o que qualifica não somente o colaborador, mas fortalece a empresa como um todo.

Como se adaptar às novas gerações?

colaboradores conversando e de diferentes gerações
O embate entre gerações no mundo corporativo é algo presente nas organizações

Outra tendência em 2024 é que as empresas terão que se adaptar às novas gerações que estão chegando ao mercado de trabalho. A geração Z, que engloba pessoas nascidas entre 1997 e 2010, tem necessidades e expectativas diferentes das gerações anteriores.

Para atrair e reter esses profissionais, as empresas precisam se adaptar às suas necessidades. Algumas dicas para isso são:

Comunicação transparente

As novas gerações valorizam a transparência e a comunicação clara. As empresas precisam se comunicar de forma aberta com seus colaboradores, compartilhando informações de fácil acesso, seus objetivos e outros pontos que fazem o colaborador estar alinhado à organização. 

Cultura inclusiva

É fundamental criar uma cultura organizacional inclusiva, onde todos os colaboradores se sintam respeitados e valorizados, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual ou religião.

Flexibilidade

Uma boa opção para reter talentos é oferecer opções de trabalho flexíveis, como home office ou trabalho híbrido, para atender às necessidades desses profissionais.

Crescimento profissional

Assim como para qualquer colaborador, as empresas precisam oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, pois é uma das principais maneiras de alcançar o crescimento junto à organização.

Como usar a inteligência artificial?

Duas ferramentas podem ser valiosas para o RH em 2024: a análise de dados e a inteligência artificial (IA). Elas podem ajudar a tomar decisões mais certeiras, além de serem usadas para automatizar tarefas e processos, como o recrutamento, seleção e treinamento de colaboradores.

Além disso, a IA pode ser usada de diversas maneiras que envolvem a área: medir o clima organizacional, identificar áreas de melhoria, e ajudar a promover a diversidade, inclusive há softwares no mercado que oferecem esse serviço. Isso pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais harmonioso com os valores da empresa. 

Como engajar os seus colaboradores?

O foco no engajamento com o colaborador sempre foi o foco das empresas e de profissionais de RH, mas o que vai diferenciar de um ano para o outro é como as ações serão implantadas. É o momento perfeito para planejar e reinventar dinâmicas que possam encurtar ainda mais a relação entre funcionário e organização.

É importante investir em práticas de comunicação transparentes, promovendo um ambiente onde as informações sejam de fácil acesso, isso cria uma sensação de confiança e pertencimento entre os colaboradores. Uma dica é sempre ter um canal disponível para compartilhar todas as informações relevantes da empresa. 

Outra maneira é criar eventos durante o ano que valorize e relembre as conquistas da empresa dentro de um período. Isso ajuda a criar laços com o colaborador e faz com que ele se sinta valorizado e satisfeito em fazer parte da equipe. Além disso, as festas da firma são uma oportunidade de elevar a diversão e aumentar o engajamento de todos.

E aí, gostou das nossas dicas para o ano de 2024? Você pode ler sobre outros temas de RH em nosso blog!