A rotina é o hábito de sempre fazermos as mesmas coisas do mesmo modo e, por isso, erroneamente, ela é confundida a uma vida sem graça e tediosa. Porém, estabelecer uma rotina em sua vida pode trazer liberdade e organização para suas tarefas.

Por que é importante manter uma rotina?
Por que é importante manter uma rotina na sua vida? / Reprodução: Freepik

Apesar de se ter uma rotina, dificilmente sua vida será igual. Você pode acordar cedo todos os dias para ir à academia, depois trabalhar e estudar durante a noite. Porém, em cada atividade, novas situações estarão sujeitas a acontecer, o que poderá tornar o “normal”, surpreendente.

O nosso cérebro adora rotinas, pois lida muito bem com previsibilidade, já que, assim, gastará menos energia tentando adivinhar o que acontecerá no próximo momento. Como mesmo as atividades rotineiras já são surpreendentes por si só, tentar manter o máximo de rotina possível é ótimo para a nossa saúde mental.

Por que ter uma rotina é tão importante?

Há diversos motivos pelos quais é importante estabelecer uma rotina em nosso cotidiano, mas o principal é a consistência. Quando seus dias são semelhantes, o seu cérebro e o seu corpo entendem quais são os momentos de maior produtividade e quais são os de descanso.

Veja outras vantagens de estabelecer uma rotina.

Ajuda na regulação do relógio biológico

Precisamos de horário para dormir, acordar, comer, trabalhar e relaxar para que o nosso corpo funcione bem, já que há a liberação de certos hormônios em diferentes momentos do dia. Por isso, se você estiver com seu sono desregulado, provavelmente eles serão liberados no momento e na quantidade errados, já que a principal liberação de hormônios acontece pela parte da manhã.

A melatonina é o hormônio do sono e é liberada no nosso corpo ao anoitecer. Já o cortisol, que é o hormônio do estresse, é liberado na corrente sanguínea ao amanhecer, para nos despertar. Por isso, se você dorme muito tarde e/ou acordar mais tarde do que o habitual, desregula estes dois hormônios, fazendo com que você se sinta mais sonolento e estressado. Por isso, busque dormir e acordar sempre no mesmo horário, mesmo aos finais de semana.

Auxilia na diminuição da ansiedade

Quando sabemos o que vai acontecer, nos deparando com menos surpresas, nos sentimos menos ansiosos. Por isso, estabelecer uma rotina diária de afazeres é importante para não sofrermos com o que pode acontecer a seguir.

Como falamos anteriormente, mesmo nas atividades mais rotineiras, imprevistos acontecem. Por isso, por mais que seu dia a dia esteja planejado, é importante ter flexibilidade para saber que imprevistos também acontecem e que são normais (pois sair da rotina também pode causar ansiedade).

Contribui para a formação de hábitos

Para que seja possível criarmos hábitos em nossa rotina, é necessário que tenhamos disciplina, ou seja, fazer o que devemos fazer e não necessariamente o que queremos. Por exemplo, para criarmos uma rotina de exercícios físicos mesmo sem ter tanto tempo, porque sabemos que é importante para a nossa saúde, incorre no dever de fazermos mesmo quando estamos cansados ou está chovendo.

Por isso, criar uma rotina e estabelecer certos hábitos que você quer adquirir em horários certos faz com que o seu cérebro já se prepare para aquele acontecimento – e você vai até estranhar o dia que não for.

Faz com que sua produtividade aumente

Para quem gosta de ser produtivo no trabalho (ou quer desenvolver esta habilidade), estabelecer uma rotina só traz benefícios. É muito mais fácil para você focar em suas atividades quando você já sabe como será o seu dia. Além disso, como o seu sono está regulado, você sentirá menos cansaço durante o dia, o que também auxilia no aumento da produtividade.

Como adquirir uma rotina pessoal e profissional?

Você não precisa se tornar uma pessoa obcecada em manter uma rotina sem nenhum deslize para que tenha os benefícios de uma vida organizada. Realizar atividades diferentes de vez em quando é necessário para o nosso desempenho nas nossas tarefas diárias, por isso sair com amigos ou ir ao cinema, às vezes, é importante (as “escapadas” também podem fazer parte da rotina).

O que você deve cuidar, apenas, são pequenos aspectos da rotina que não devem sofrer grandes alterações, como a hora para dormir, acordar e se alimentar. Claro que, de vez em quando, você pode dormir ou acordar uma hora mais tarde, mas cuide para que a mudança não seja tão brusca.

Uma boa dica para se planejar durante o dia, semana e mês é usar uma agenda, planner ou uma planilha de organização pessoal. Escolha a ferramenta que você melhor se adaptar – o importante é que você a use!

Além disso, valorize o seu tempo sozinho sem fazer nada (isso inclui não mexer no celular). Passeie ao ar livre, sinta a brisa no seu rosto e respire fundo. Às vezes é tudo o que precisamos para ganharmos energia para a semana seguinte. Ou, se preferir, assista um filme ou ouça uma música relaxante – o importante é fazer algo diferente que faça você não pensar nos problemas.

Os benefícios de ter uma rotina para a sua saúde mental
Sair da rotina também deve estar nos seus planos  / Reprodução: Freepik

Gostou das nossas sugestões? Então, não esqueça de incluir na sua rotina exercícios físicos. Eles são importantíssimos para a liberação e regulação de diversos hormônios em nosso corpo. Mudar hábitos requer disciplina e, para tanto, você deve ter organização. E não esqueça: inclua na rotina “sair da rotina” de vez em quando.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?