Um dos passos mais importantes no caminho para uma rotina mais saudável é a mudança na alimentação. Mas como mudar hábitos alimentares que trazemos há muito tempo? É possível? 

Como mudar hábitos alimentares
Não sabe como mudar os seus hábitos alimentares? Saiba mais!

Já adiantamos em dizer: é claro que sim! Existem algumas estratégias que podem te ajudar a garantir uma alimentação saudável no seu dia a dia que, em algum tempo, se tornarão um estilo de vida.

Benefícios de mudar hábitos alimentares

Você sabia que, de acordo com um dado divulgado pelo governo federal, a população brasileira consome 50% a mais de açúcar por dia do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)? O consumo excessivo também está presente nas gorduras saturadas e no sódio. Este último chega até o dobro do recomendado diariamente!

Por esses e outros motivos, a mudança de hábitos é fundamental para manter a saúde, garantir qualidade de vida e bem-estar e ainda prevenir diversas doenças, como hipertensão, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares.

Nosso sistema gastrointestinal também agradece as mudanças, evitando constipação e síndrome do intestino irritável. 

A alimentação balanceada com os nutrientes corretos ainda fornece a energia necessária que o corpo precisa para realizar as atividades diárias com mais facilidade e disposição!

Como dar o primeiro passo em direção à mudança?

marmita de comida
Tem o hábito de preparar marmitas? Confira essa e outras dicas para colocar em prática a mudança alimentar

Uma mudança de hábitos alimentares não acontece do dia para a noite e, quando é feita de forma muito radical, pode até desencorajar quem faz. Por isso, separamos algumas dicas para você se organizar e começar ainda hoje a cultivar bons hábitos alimentares.

Consulte um nutricionista

A orientação profissional é necessária para que você conheça seu corpo e saiba exatamente o que ele precisa consumir para levar uma vida mais saudável.

O nutricionista pode fornecer orientações e dietas personalizadas, levando em consideração seus objetivos, necessidades individuais, estilo de vida e preferências alimentares.

É este profissional também que identifica possíveis deficiências nutricionais e pode ajudar a evitar transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, e a desenvolver uma relação saudável com a comida. 

Defina metas realistas

Você pode começar definindo metas mais realistas e específicas, de forma a fazer um pouco por dia. Em vez de dizer que você quer “ter uma alimentação mais saudável”, defina um objetivo mais específico, como “adicionar mais frutas e verduras à minha rotina”. 

Você não precisa (e nem deve) mudar repentinamente toda a sua alimentação, principalmente incluindo coisas que não está acostumado a comer. Isso pode ser prejudicial para o seu processo e aumentam até as chances de desistir. 

Por isso, nada de metas mirabolantes e inalcançáveis, hein? Elas também podem ser definidas com ajuda profissional.

Prepare marmitas para vários dias

Uma estratégia muito eficaz para a alimentação é preparar marmitas e congelá-las para ir consumindo ao longo da semana. Com as refeições prontas, é muito mais difícil sair da rotina, já que a comida está feita e só precisa esquentar para ser consumida. Legal, né?

Você pode fazer uma lista de combinações de pratos, preparar a lista de compras, ir ao mercado e separar algumas horas do seu dia para montar todas as porções. Assim, o cardápio fica variado e muito saboroso, de acordo com os ingredientes que você mais gosta. Além de, claro, economizar muito tempo na cozinha ao longo da semana!

Consuma conteúdos sobre o assunto

A internet é um mundo de conhecimento, e você pode utilizá-la a seu favor na hora de promover mudanças no seu dia a dia. 

Mas cuidado: selecione corretamente suas fontes de informação, pois nem todo conteúdo encontrado na internet é confiável e preciso. Dê preferência àqueles feitos por profissionais e baseados em evidências científicas.

Também não se esqueça que a dieta é individual e não tente reproduzir os hábitos de outras pessoas, certo?

Preste atenção ao seu corpo

Temos o costume de fazer as refeições assistindo televisão, mexendo no celular ou até mesmo trabalhando. Que tal mudar isso? Sem distrações, é possível comer com calma e prestando mais atenção aos sinais do corpo. Assim, aproveitamos ainda mais o sabor dos alimentos e percebemos a sensação de saciedade.

Mastigar bem também é necessário: a salivação facilita a digestão, a absorção de nutrientes e o controle da quantidade de comida ingerida.

Além dos hábitos alimentares, o que mais?

homem se alongando
Além incluir alimentos mais saudáveis, é preciso organizar a rotina e praticar exercícios físicos, sabia?

Como comentamos no início, a alimentação é apenas um dos passos para uma rotina mais saudável. O que mais podemos adicionar a esse combo para garantir uma virada de chave na rotina? Nós separamos algumas orientações, olha só:

Organize sua rotina

A organização é peça-chave da mudança de hábitos. Você pode organizar seu dia por horários ou por suas tarefas prioritárias, por exemplo. Assim, sempre saberá o que fazer em seguida, poderá ser mais produtivo, ter menos estresse e mais tempo de lazer!

Cuide da saúde mental

Assim como nos preocupamos com a nossa saúde física, devemos cuidar da saúde mental na mesma intensidade. Esse cuidado não se resume apenas à terapia – apesar dela também ser importante. A própria alimentação, as relações interpessoais, o trabalho e os exercícios físicos são considerados formas de cuidar da mente. 

Legal, né? Então, reflita quais são as ações que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental todos os dias.

Pratique exercícios físicos regularmente

Um corpo saudável e ativo precisa estar sempre em movimento. Assim como a alimentação, uma rotina de exercícios físicos é construída aos poucos, um dia de cada vez. 

Escolha uma modalidade que você goste de praticar, separe uma roupa confortável, se hidrate bastante e é só começar! A TotalPass pode te ajudar nisso, oferecendo milhares de academias em todo o Brasil e centenas de esportes diferentes para experimentar.

Mudar hábitos alimentares não é uma tarefa fácil, mas é possível se você buscar ajuda e investir sua força de vontade neste objetivo. Além disso, não precisa nem ser uma tarefa solitária. O que acha de colocar todos em casa para embarcar nessa e levar uma vida mais disposta e feliz?