O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. Com a chegada do frio, nada mais gostoso do que tomar um chazinho antes de dormir, não é mesmo? Confira os melhores chás para você tomar agora no inverno!

Os melhores chás para se tomar no inverno
Confira os melhores chás para se manter aquecido no inverno

O chá é uma das bebidas mais antigas que se tem notícias, tendo sua origem na China há mais de 5.000 anos atrás. Ele se popularizou no mundo inteiro e, atualmente, já faz parte de muitas culturas, como o famoso “chá das cinco” na Inglaterra.

Ele pode ser consumido de diversas maneiras, como quente, gelado, apimentado ou até na forma de chimarrão, famoso no sul do Brasil.

Há diversas folhas de que se pode fazer chá e cada uma possui diferentes benefícios para a saúde: algumas possuem cafeína e são estimulantes, como os chás preto e verde, outras ajudam a pegar no sono, como a camomila, ou ainda tem o chá de boldo que é famoso por ajudar na digestão.

Os 8 melhores chás para aquecer o seu inverno

1 – Chás de Camellia Sinensis

A Camellia Sinensis é uma folha que dá origem aos chás branco, verde e preto. Veja os benefícios de cada um a seguir:

Chá Branco

O chá branco é o mais saudável entre as opções da folha Camellia sinensis. Ele possui maior teor de antioxidantes e é menos processado, já que suas folhas são colhidas antes.

Chá Verde

O chá verde é muito utilizado por pessoas que querem emagrecer ou como termogênico, já que possui cafeína. Além disso, ele facilita a digestão, ajuda a regular o intestino, combater a retenção de líquidos e pode até diminuir as chances de demência e Parkinson.

Chá Preto

Entre todos os chás oriundos dessa planta, o chá preto é o mais fermentado e oxidado. Por isso, ele apresenta maior quantidade de cafeína e um sabor mais pronunciado do que os demais. Além disso, ele pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

2 – Camomila

A camomila é uma ótima opção para se tomar à noite, pois ela pode ajudar pessoas que têm insônia e dificuldade para dormir.

Ela possui substâncias com efeito calmante, além de ajudar a aliviar enjoos e cólicas menstruais.

3 – Hibisco

O chá de hibisco é muito conhecido por pessoas que querem diminuir a retenção de líquidos ou que estão em dietas para emagrecer. Lembrando que só tomar o chá não basta para o emagrecimento, ele deve ser aliado a uma alimentação saudável, exercícios físicos e acompanhamento profissional. 

Além disso, o hibisco possui outros benefícios como diminuição da pressão arterial e do nível de colesterol, ação diurética, ação antioxidante e formação de radicais livres, que combatem o envelhecimento celular.

4 – Hortelã

O hortelã possui um sabor muito agradável, mas seus benefícios vão muito além do gosto.

O chá de hortelã pode ajudar na digestão, atuar como expectorante (aliviando tosses e congestão nasal), melhorar a memória e aliviar náuseas, enjoos e gases.

5 – Erva-doce

A erva-doce é muito utilizada por mães recentes, já que pode estimular a produção de leite materno, além de ajudar a diminuir as cólicas em bebês.

Além disso, ela possui ação expectorante, anti microbiana, diurética e contribui para a produção de novas células, reduzindo os sinais de envelhecimento.

Melhores chás trazem benefícios pra saúde
Os chás podem trazer muitos benefícios para a saúde

6 – Boldo

O boldo, ou boldo-do-chile, é comumente conhecido por auxiliar no tratamento de distúrbios digestivos leves e na redução de espasmos intestinais, além de ter um efeito levemente laxante.

Mas ele possui outros benefícios, como auxiliar a diminuir a intoxicação, possuir efeito calmante e ser um vermífugo natural.

7 – Alecrim

O alecrim é muito utilizado como tempero na culinária, mas também pode ser preparado na forma de chá.

Como bebida, ele auxilia no processo digestivo, combate desconfortos abdominais, auxilia no tratamento de infecção urinária, ajuda a diminuir a retenção de líquidos, além de possuir ação cicatrizante, anti-inflamatória e antibiótica.

8 – Canela

A canela é um dos chás mais queridinhos dos brasileiros e possui muitos benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória, diminuição dos níveis de colesterol e de açúcares no sangue (ajudando a reduzir a resistência à insulina), ação antioxidante e prevenção de doenças degenerativas.

Apesar de a ingestão de chás parecer muito segura, já que são naturais, existem alguns grupos específicos de pessoas que devem tomar cuidado, como gestantes, lactantes e crianças. 

Por isso, para estes grupos, é recomendado a orientação médica antes de ingeri-los. Quanto aos demais, aproveite o frio para apreciar os melhores chás bem quentinhos!

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê