Você sabe o que é o Desafio 75 dias ou 75 Hard? Ele foi um programa que ficou famoso na rede social TikTok em 2021, no qual propõe que os desafiados sigam uma série de atividades durante 75 dias consecutivos. O 75 Hard foi idealizado por Andy Frisella, um coach motivacional.

O que é o desafio 75 dias
Desafio 75 dias: o que é e será que vale a pena? / Reprodução: Canva

Mas o que realmente é o Desafio de 75 dias?

O que é o Desafio 75 dias?

O Desafio 75 dias, ou 75 Hard, também foi apelidado como “desafio de resistência mental” já que instiga os participantes a repetirem as mesmas atividades pelo período de 75 dias.

Para completar o programa, você deve cumprir as seguintes regras por 75 dias todos os dias:

  • Seguir uma dieta de sua escolha;
  • Não beber álcool;
  • Beber o mínimo de 1,5L de água;
  • Fazer exercícios físicos duas vezes por dia, por pelo menos 45 minutos de cada vez – sendo que um dos exercícios deve ser ao ar livre;
  • Ler 10 páginas de um livro de não ficção;
  • Tirar uma foto do progresso.

O programa é bem desafiador no sentido de que, se você falhar em alguma dessas tarefas, terá que recomeçar a contagem do zero – independente de qual dia do desafio você estiver. Por isso, o apelido de “desafio de resistência mental” já que você não pode se permitir falhar nenhum dia, em nenhum dos aspectos.

Veja todas as regras a seguir.

Regra 1: siga uma dieta

Aqui, o idealizador do programa afirma que não existe uma dieta ideal que você tenha que seguir durante os 75 dias, mas você deve escolher aquela dieta na qual melhor você se adapta.

Por isso, cuidado ao escolher qual linha de alimentação você desejará seguir, já que uma dieta muito restritiva pode resultar em compulsão alimentar e/ou gerar frustrações. .

Converse com sua nutricionista qual é o melhor caminho a seguir. Lembrando que o desafio inclui  não beber álcool durante sua dieta.

Regra 2: beba 1,5L de água

A água potável é muito importante para a nossa hidratação e para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, uma das regras propostas por Andy para se cumprir no desafio é a ingestão de, pelo menos, 1,5L de água por dia.

Dependendo do seu nível de atividade física, você poderá ultrapassar essa quantidade. O importante é que 1,5L seja o mínimo que você irá ingerir no dia.

Regra 3: exercite-se duas vezes ao dia

A proposta desta regra é que as pessoas se exercitem duas vezes ao dia, sendo que um dos treinos deve ser executado ao livre. Quanto a isso, é necessário usar o bom senso: caso esteja muito frio ou muito quente, não há problema em o exercício na rua ser dentro de casa ou na academia.

E todo e qualquer exercício conta como “segundo”, desde yoga a alongamentos ou uma simples caminhada.

Regra 4: leia 10 páginas de um livro de não ficção

Para se cumprir esta regra, é necessário que o livro seja de não ficção, ou seja, algum tipo de assunto que agregue no seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Leituras como Harry Potter, Senhor dos Anéis ou outra história não são contabilizados.

Além disso, é necessário que seja feita uma leitura de um livro físico: audiolivros e podcasts não estão na lista dos afazeres para alcançar esta regra.

Regra 5: tire fotos da transformação

Muitas pessoas se motivam ao verem, visualmente, o seu progresso. Por isso, tirar fotos do seu progresso todos os dias pode ser uma forma de incentivar a continuar com os 75 dias de desafio.

Documente a transformação do Desafio 75 dias
Fotografe a sua transformação durante o Desafio 75 dias / Reprodução: Canva

O objetivo do Desafio 75 dias ou 75 Hard é fazer com que as pessoas se sintam bem e motivadas, deixando velhos hábitos para trás e, depois de finalizado o programa, sejam capazes de inserir novos hábitos a sua rotina.

Depois do Desafio de 75 dias, Andy Frisella ainda sugere que o programa seja feito por mais 30 dias. Neste momento, você não precisa seguir as cinco regras novamente, podendo adaptar para um novo hábito que você queira incluir na sua rotina, tal como como começar a meditar.

Lembrando que o objetivo desse desafio é incentivar as pessoas a adotarem bons hábitos em sua rotina, mas é fundamental que não se torne um fardo ou uma obrigação desprazerosa. Se você sentir que ao invés de te motivar, o desafio cause frustrações, tente outras maneiras de adotar esses hábitos. 

Você pode começar incluindo a água no dia a dia, ou chamando um amigo para treinar com você. O importante é garantir que as suas metas sejam fáceis de serem cumpridas e não uma dor de cabeça a mais. 

E aí, vai encarar o Desafio 75 dias?

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