Quando o assunto é saúde e bem-estar nas empresas, é preciso se atentar à saúde mental no trabalho, visto que, só em 2019, pouco mais de 15% das pessoas adultas tiveram algum tipo de transtorno mental, conforme o Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS. Mas, afinal, quais medidas tomar em relação aos cuidados dos colaboradores?

Saúde mental no trabalho
Como está a saúde mental dos seus colaboradores? Saiba mais!

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, nós separamos alguns dados sobre como anda a saúde mental no trabalho dos colaboradores e, consequentemente, algumas dicas para melhorar a qualidade de todos que fazem parte da sua equipe.

Vamos lá?!

Como está a saúde dos colaboradores?

colaborador estressado
A rotina profissional pode causar estresse e ansiedade. Saiba mais!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pouco mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental, como, por exemplo, ansiedade. A partir desse dado, o Brasil se encontra entre um dos países mais ansiosos do mundo.

Além da ansiedade, o estresse também é um problema bastante recorrente na vida das pessoas, principalmente daquelas que trabalham em empresas com bastante pressão, metas abusivas, entre outros fatores.

Conforme pesquisa feita pela Vittude, 37% das pessoas passam diariamente por casos mais graves de estresse, 59% de depressão e, com a maior porcentagem, problemas relacionados à ansiedade atingem 63% da população. Geralmente, os problemas mentais vêm à tona devido à rotina de trabalho e às exigências da rotina profissional.

Não sabe quais causas levam os colaboradores a terem problemas mentais emocionais? Nós separamos uma lista com os problemas mais comuns:

  • Acúmulo de tarefas;
  • Desgaste psicológico;
  • Falta de reconhecimento;
  • Metas altas e inatingíveis;
  • Falta de recursos para fazer as tarefas;
  • Horários e jornadas de trabalho excessivos;
  • Cobranças sem necessidade ou excessivas;
  • Agressões e xingamentos verbais por parte da liderança;
  • Entre outras causas!

No Brasil, muitos colaboradores já relataram ter sofrido algum tipo de assédio moral, totalizando 42% dos brasileiros, conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além disso, 24% dos trabalhadores já precisaram se afastar de suas atividades devido ao estresse, sendo que, pouco menos dessa porcentagem, tiveram registros colocando o motivo voltado aos problemas mentais e emocionais.

Incluir ou não incluir programas de saúde mental na rotina dos colaboradores?

Os programas de saúde mental ajudam a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores

Antes de qualquer coisa, a resposta é: sim, a sua empresa precisa implementar programas de saúde mental na rotina dos colaboradores. Conforme as pesquisas apresentadas, muitos trabalhadores sofrem com os transtornos mentais, causando muitos afastamentos e queda no rendimento devido ao estresse, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout

Sendo assim, para além dos números e dos resultados, é muito importante oferecer apoio psicológico e alternativas para cuidar cada vez mais do bem-estar de todos da sua equipe. Ao fazer isso, é possível melhorar o clima organizacional, manter todos os colaboradores motivados e, consequentemente, diminuir os problemas de turnover (rotatividade de funcionários)

Além da terapia, é preciso investir em outras alternativas de cuidados à saúde mental e emocional, como, por exemplo, incentivo à prática de atividade física, capacitações e treinamentos, rede de profissionais da área da saúde e muito mais!

Quais são os principais benefícios da saúde mental no trabalho?

Ao promover saúde mental no trabalho, é possível ter muitos benefícios para a empresa, sabia? Não só para a organização, mas também para a rotina de trabalho de todos os colaboradores. Confira alguns deles:

  • Reduz o absenteísmo;
  • Fortalece a marca empregadora;
  • Aumenta a produtividade das equipes;
  • Melhora a atração e retenção de talentos;
  • Melhora a integração e relação entre os trabalhadores;
  • E muito mais!

3 dicas para melhorar a saúde mental no trabalho

roda de conversa
Confira algumas dicas para melhorar a saúde mental da sua equipe

Para te ajudar a levar mais saúde e bem-estar para a rotina de trabalho de todos os colaboradores, nada melhor que aplicar algumas melhorias na gestão de pessoas, né? Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas para você:

1 – Invista em programas de saúde mental

Atualmente, a sua empresa possui algum programa de saúde mental para os colaboradores? Muito se fala sobre os cuidados com o bem-estar mental e emocional, mas pouco é feito na prática. Sendo assim, se o objetivo da sua organização é melhorar a qualidade de vida de todos, é hora de propor algumas melhorias.

Não sabe como fazer isso? Invista em espaço de apoio aos colaboradores para que eles possam desabafar, sendo um ótimo canal de comunicação. Além disso, convide profissionais da área da saúde, como psicólogos e psiquiatras, justamente para trazer dicas de prevenção e tratamento. 

2 – Ofereça benefícios corporativos 

Além do vale-transporte e vale-alimentação/refeição, é preciso investir em benefícios corporativos focados na saúde mental. Ao oferecer mais qualidade de vida, os colaboradores se sentem mais acolhidos, visto que a empresa se preocupa com o seu bem-estar, tanto dentro quanto fora da organização. 

Com a TotalPass, os seus colaboradores têm acesso ao melhor benefício corporativo voltado para a mudança de hábitos por meio da atividade física. Atualmente, são milhares de academias e estúdios espalhados por todo o Brasil, incluindo as redes Smart Fit e Bio Ritmo. Sem contar as mais de 250 opções de modalidades para escolher, experimentar e treinar.

3 – Incentive o tempo de pausa no trabalho

Assim como é importante respeitar a carga horária, é preciso também entender que, ocasionalmente, está tudo bem dar uma pausa para fazer qualquer outra coisa. 

No entanto, devido à correria de muitas empresas, muitos trabalhadores não conseguem tirar um tempo de pausa, somente o horário de almoço. Sendo assim, se a sua empresa valoriza a saúde mental dos colaboradores, incentive a pausa, seja para tomar um ar, fazer um cafezinho ou até mesmo jogar papo fora com as demais pessoas do time.

Além dessas dicas, existem muitas outras ações que podem ser colocadas em prática na sua empresa. Não sabe quais? Pergunte para os seus colaboradores, entenda as principais necessidades e promova melhorias.