Com a chegada das temperaturas mais baixas, muitas pessoas pensam: treinar ou não treinar no frio? Geralmente, isso acontece devido à sensação de desânimo e/ou preguiça causada pelos dias mais gelados, sendo um dos maiores desafios para quem tem o hábito de treinar. 

treinar no frio
Treinar ou não treinar no frio? Saiba mais!

Pensando nisso, para te ajudar a conseguir manter a rotina de treinos, principalmente no frio, nós responderemos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo:

  • Por que é importante não desistir dos treinos no frio?
  • 5 dicas para se manter motivado a treinar no frio.

Por que é importante não desistir dos treinos no frio?

Homem fazendo flexão
Treinar no frio pode trazer benefícios à saúde. Confira!

Muitas pessoas acabam desistindo de ir à academia treinar quando o frio chega, né? Para aquelas pessoas com o hábito de treinar pela manhã, ficar na cama quentinha parece ser a melhor opção. Já para quem gosta de treinar após o expediente, nada melhor do que ir para casa, tomar um banho quentinho e ficar debaixo das cobertas.

Mas atenção: assim como nos dias mais quentes, é muito importante manter a rotina de treinos no frio. Além do fator estético, a prática contribui para a melhora da autoestima, diminuindo os problemas relacionados à ansiedade, ao estresse e à depressão.

Conforme a profissional de educação física Nayá Leite, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru, a prática da atividade física com o frio também ajuda a promover a sensação de bem-estar, visto que a temperatura mais baixa promove o controle da temperatura térmica do corpo.

Em relação à perda de temperatura corporal, saiba que no frio isso acaba acontecendo com mais facilidade. “No inverno, o metabolismo fica mais acelerado, gerando um gasto calórico muito maior. Então, sim, você gasta mais caloria treinando no frio”, explica Nayá.

Sendo assim, para que o corpo se mantenha aquecido, é necessário aumentar o metabolismo. Dessa maneira, as células conseguem consumir mais energia, transformando em calor para manter toda a estrutura física aquecida.

A prática de atividade física no frio pode ajudar a combater o ganho de peso, visto que diminui o excesso de calorias e gorduras presentes no corpo. “Ao treinar no frio, você usa essa vantagem do gasto calórico extra ao seu favor para reduzir gordura. Só não se esqueça de aliar os exercícios a uma alimentação saudável”.

5 dicas para se manter motivado a treinar no frio

Homem treinando os braços no frio
Confira algumas dicas para treinar no frio

Mas, afinal, como se manter motivado quando bate aquela preguiça de treinar no frio? Se está faltando aquela dose de ânimo extra para seguir treinando, saiba que é possível continuar a rotina de treino com algumas dicas. 

1 – Deixe tudo organizado

Seja ao acordar ou após o expediente, quando a sua mochila ou bolsa para o treino não está pronta, é preciso organizar e isso acaba se tornando um grande impeditivo na hora de treinar, principalmente com a chegada do frio. 

Portanto, não esqueça dos itens essenciais para o treino, como tênis, roupa confortável e garrafa de água. Caso o seu treino seja em ambientes externos, é importante se agasalhar e usar o protetor labial. 

“Invista em roupas específicas, como, por exemplo, corta-vento e/ou calça legging, podem te ajudar a não desistir de sair para treinar em dias frios”, orienta Nayá. 

2 – Aqueça-se antes do treino 

O aquecimento é essencial para quem deseja enfrentar as baixas temperaturas na hora do treino. Afinal, os músculos e os vasos sanguíneos ficam tensos e se contraem para reduzir os impactos causados pelo frio. 

Embora pareça positivo e inofensivo, saiba que isso pode trazer à tona dores musculares. Sendo assim, lembre-se de fazer o aquecimento para melhorar o seu condicionamento físico no frio. 

3 – Escolha o seu horário ideal

Às vezes, o horário do seu amigo ou familiar não é o melhor para você. Por isso, para que a sua rotina de treino no frio seja eficaz, é importante escolher um horário que mais combina com o seu estilo de vida. 

Entenda como é a sua rotina, tanto afazeres de casa quanto horário a cumprir no trabalho e, a partir disso, é importante definir qual momento do dia é o mais indicado para a prática de alguma atividade física. Seja de manhã, no meio do dia ou durante a noite, escolha o período que você tem mais energia para se exercitar.

4 – Experimente novas modalidades

Quer treinar, mas não quer ir à musculação? Sem problema! Independente da modalidade escolhida, é fundamental manter o corpo em movimento, visto os benefícios à saúde, como emagrecimento, fortalecimento muscular, sensação de bem-estar e diminuição de problemas crônicos (diabetes, doenças cardiovasculares etc).

“A animação que temos quando iniciamos algo novo, pode te ajudar nesse momento que fica mais difícil manter a rotina de exercícios”, complementa a profissional de educação física a importância de incluir novas modalidades durante o frio, principalmente aquela te dê prazer.

5 – Coloque em prática novas metas

Se o seu objetivo é frequentar a academia no frio, é muito importante traçar metas nesse período. Confira esta super dica da profissional de educação física: “avalie seus objetivos com a atividade física, como manter a saúde em dia, ganhar condicionamento, perda ou manutenção de peso”.

Ao ter um objetivo, é muito mais fácil manter a frequência nos treinos, visto que você se sentirá mais motivado e desafiado a cumpri-lo. Mas atenção: respeite sempre o seu limite, combinado?

Dica extra: procure a ajuda de um profissional de educação física. Com a orientação certa, é muito mais fácil seguir a rotina de treinos no frio. 

Gostou dessas dicas? Coloque-as todas em prática e nada de faltar aos treinos no frio, hein? Estamos esperando você em nossas academias parceiras para fazer aquele super treino!