Há quase dois anos, o mundo foi assolado pela pandemia do coronavírus. Muitos costumes se modificaram desde então, como o home office nas empresas, a preocupação com a saúde e a busca por hábitos mais saudáveis. Porém, com tantas modificações e restrições, como fica a saúde mental na pandemia em 2022?

Como fica a saúde mental na pandemia em 2022?

Apesar de os casos de coronavírus já terem diminuído em todo o mundo e, principalmente, no Brasil, o momento ainda é de cuidado e atenção. Uma área da sua vida que deve ser bastante cuidada na pandemia é a sua saúde mental para que você consiga enfrentar esta doença que ainda não acabou.

Por isso, separamos algumas dicas de como cuidar da saúde mental durante a pandemia.

Você não está sozinho

Lembre-se que o mundo inteiro está passando pelas mesmas restrições e medos do que você. Não se compare a como os outros estão lidando com a situação, mas procure fazer o melhor com as suas possibilidades.

Este é um momento incomum

Apesar de já fazer quase dois anos, ainda estamos aprendendo a lidar com os sentimentos de tristeza, medo e incerteza. Uma pandemia gera diversas emoções que são difíceis de lidar, além da ansiedade de saber quando terá um fim. Não se cobre se você não estiver bem.

Observe os seus sentimentos

Guardar seus sentimentos e emoções para si não é saudável. Pelo contrário, pode ser que isso esteja deixando você ainda mais ansioso. Por isso, não hesite em pedir ajuda e, se achar necessário, não tenha receio de procurar ajuda profissional, como terapia.

Cuidado com as notícias

Manter-se informado é bom, mas cuidado para não exagerar no consumo de notícias sobre o assunto. Envolver-se muito pode prejudicar a sua saúde mental, podendo criar até neuroses em casos mais extremos.

Por isso, procure se informar sobre o que muda na sua rotina de trabalho, no comércio do seu bairro e nas restrições dos lugares que você vive.

Planeje uma rotina em casa

Planejar uma rotina mesmo estando em casa é essencial para que você consiga se organizar – principalmente se está em home office. Deite-se e levante-se sempre no mesmo horário, mantenha os cuidados essenciais e tenha uma rotina de alimentação.

Faça atividades relaxantes

Praticar atividades como meditação, escutar música ou podcasts, assistir filmes, ler livros e fazer cursos on-line pode relaxar você e ajudar a enfrentar este momento.

Cuide da sua casa

Aproveite o tempo em casa para organizar armários, separar roupas para doação e arrumar fotos antigas. Você também pode fazer aquela reforma na casa que não fazia pois não tinha muito tempo ou pequenos reparos.

Cuide da sua saúde física

Praticar atividades físicas como caminhadas, corridas, musculação ou yoga ajudam na sua imunidade, além de liberar hormônios como a endorfina e a dopamina, que são associados à felicidade e bem-estar.

Além disso, manter uma rotina de alimentação saudável também ajudará a deixar o seu sistema imunológico mais fortalecido, diminuindo o risco de contrair doenças, como o coronavírus.

O descanso também interfere diretamente na sua saúde mental e bem-estar. Por isso, tente dormir por 8 horas e faça atividades antes de dormir que estimulem uma boa noite de sono, como ler um bom livro ou tomar um chá.

Cuide da saúde mental na pandemia

A saúde mental na pandemia pode ser influenciada por diversos fatores, como a distância dos amigos e familiares, falta de perspectiva, ansiedade com o futuro e incertezas sobre escolhas. Por isso, cuidar da sua saúde mental no próximo ano poderá fazer com que você consiga enfrentar os desafios de 2022.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora? 💚