Nós passamos mais tempo no trabalho do que em nossas próprias casas, chegando a conviver mais com nossos colegas do que com nossa própria família. Por isso, é muito comum criar amizades com a equipe. Mas será que a amizade no trabalho ajuda ou atrapalha a nossa produtividade?

Dois homens mantendo amizade no trabalho
Será que a amizade no trabalho pode prejudicar sua produtividade? Saiba mais!

Segundo uma pesquisa realizada pela Comparably, mais da metade dos entrevistados afirma ter um melhor amigo na empresa. Dentre eles, os executivos (66%) e os profissionais de RH (65%) são os que mais possuem este tipo de relação.

Já as pessoas das áreas de tecnologia da informação (53%) e jurídica (52%) são as que fazem menos amigos no ambiente de trabalho.

Mesmo com o home office ou modelo híbrido de trabalho, em que muitas pessoas não precisam mais ir até o escritório todos os dias ou até mesmo pela contratação de funcionários de diferentes regiões do país, no qual uma equipe pode nunca ter se conhecido pessoalmente, ainda passamos grande parte do nosso dia com nossos colegas, mesmo que seja virtualmente.

Segundo uma pesquisa da Olivet Nazarene University, apenas 18% dos funcionários declararam que não consideram ninguém do trabalho como amigo, ou seja, 82% das pessoas possuem pelo menos uma amizade verdadeira no ambiente profissional.

Criar boas relações no trabalho pode ajudar a equipe a se tornar mais unida e motivada, além de ser bom ter alguém em quem confiar, já que vivemos diversas experiências no ambiente profissional.

Veja os principais benefícios de ter uma amizade no trabalho.

Benefícios de fazer amizade no trabalho

Três pessoas amigas no trabalho
Veja os benefícios de se manter uma amizade no trabalho!

Apesar de construir amizades no trabalho trazer muitos benefícios, há alguns cuidados que se precisa tomar, como:

  • Ter um limite entre o pessoal e o profissional para não prejudicar os cargos nem a empresa;
  • Entender a diferença entre lealdade saudável e violar normas e ética profissionais;
  • Não favorecer o amigo em prejuízo de outro colega puramente pelo motivo da amizade;
  • Exposição controlada da vida pessoal;
  • Entre outros.

Agora, entenda os benefícios da amizade no trabalho, que vão além de um bom papo e risadas:

Aumenta a produtividade

Construir boas amizades no ambiente de trabalho pode potencializar a produtividade dos colaboradores. Isso porque ter alguém em que se confia pode ser um fator motivante na hora de trabalhar, além de poder contar com o apoio um do outro em todos os momentos, tanto bons quanto ruins.

Além disso, a relação de cumplicidade e confiança também aumenta, fazendo com que os profissionais se tornem mais responsáveis por suas tarefas.

Estimula o engajamento

É normal que tenhamos mais entrosamento com pessoas que mantemos maiores relações sociais. Por isso, a amizade no trabalho pode gerar um maior engajamento da equipe em projetos e atividades, já que os membros possuem mais confiança e liberdade para dar ideias, tirar dúvidas e até receber feedbacks.

Por isso, é muito importante ter na equipe pessoas com o mesmo fit cultural e que tenham um relacionamento positivo e de muita troca.

Mantém a estabilidade emocional

Sabemos que o dia a dia no trabalho, às vezes, pode ser muito estressante. Por isso, ter colegas de trabalho que nos entendam e nos façam rir pode tornar o ambiente mais leve e, consequentemente, mais fácil de enfrentar situações complexas.

Além disso, eles também servem de apoio emocional quando um projeto não dá certo ou um cliente importante resolve romper o contrato. É inevitável não nos afetarmos emocionalmente em determinadas situações e saber que temos um amigo com quem contar pode amenizá-las.

Mais harmonia no ambiente de trabalho

Quando uma equipe é amiga, o ambiente de trabalho também fica mais saudável. Desta maneira, a amizade contribui para promover interações positivas e troca de ideias, incentivando a maior liberdade e criatividade das pessoas.

Trabalhar num ambiente desagradável pode tornar a rotina desgastante, diminuindo a produtividade e aumentando a taxa de turnover e de absenteísmo.

Maior aproveitamento da equipe

Quando uma equipe se conhece, é possível entender o perfil comportamental de cada integrante e como cada um pode participar do sucesso da empresa.

Por isso, quando se desenvolve uma amizade no trabalho, é possível entender quais são as dificuldades e limitações dos outros membros da equipe, bem como quais são suas facilidades e gostos, podendo-se dividir as tarefas da melhor forma possível.

Há um limite para a amizade no trabalho?

Duas mulheres amigas no trabalho com limites
Há limites para uma amizade no trabalho? Entenda!

Apesar dos diversos benefícios que manter uma amizade no trabalho pode trazer, ainda é necessário um certo nível de profissionalismo. Isso porque, como qualquer boa amizade, eventualmente há conflitos – normalmente devido à relação de intimidade estabelecida.

Por isso, separamos algumas dicas de como evitar qualquer tipo de confronto entre seus amigos de trabalho:

  • Estabeleça limites para não perder o foco nem a produtividade com conversas;
  • Cuide de quais assuntos estão sendo falados e em quais momentos;
  • Fique longe de fofocas;
  • Evite se expor demais;
  • Saiba ouvir e procure evitar qualquer discussão;
  • Saiba separar as questões pessoais das profissionais;
  • Não encubra erros ou se envolva em atividades antiéticas por amizades.

Apesar de serem necessários alguns cuidados, manter uma amizade no trabalho pode ser muito benéfico para o seu bem-estar e para a sua produtividade. Mantenha boas relações com seus colegas e se divirta quando possível!