Você, RH, já ficou com dúvida na hora de planejar melhor o orçamento da sua organização em prol da gestão de pessoas? Explorar as estratégias internas e impulsionar resultados com orçamento limitado pode ser um grande desafio para o setor de Recursos Humanos. Pensando nisso, nós, da TotalPass, com a Onze e a Vittude, desenvolvemos um webinar sobre esse assunto. 

webinar
Não sabe como impulsionar resultados com budget limitado? Continue a leitura!

Com o tema “A fórmula de ouro das lideranças: como grandes RHs impulsionam resultados com budget limitado?”, nós respondemos as principais dúvidas de muitas empresas e, consequentemente, de muitos profissionais de Recursos Humanos, visando uma gestão cada vez mais assertiva e resultados efetivos. 

Ao longo deste artigo, nós vamos trazer pontos importantes abordados no webinar, como, por exemplo:

  • Como escolher e defender os benefícios corporativos da economia?
  • O benefício corporativo auxilia no processo de recrutamento? 
  • Como a tecnologia potencializa os benefícios corporativos e de que forma o RH pode se empoderar para defender essa compra?
  • O que fazer para defender os benefícios corporativos?
  • E muito mais!

Gostou e quer saber mais sobre tudo o que rolou nesse webinar? Continue a leitura com a gente!

Como escolher e defender os benefícios corporativos da economia?

Dois RHs conversando
Entenda como defender os benefícios corporativos em prol da gestão de pessoas

Atualmente, não é novidade para ninguém e tampouco para o setor de RH a importância dos benefícios corporativos na empresa, né? Afinal, além de ser um atrativo profissional, é uma ótima estratégia para contornar problemas de produtividade, engajamento e, é claro, turnover (taxa de rotatividade de funcionários) e absenteísmo (faltas, atrasos ou saídas adiantadas).

Embora sejam importantes, muitos profissionais de RH ficam na dúvida de como escolher o melhor benefício corporativo para os seus colaboradores. Em alguns casos, o maior desafio acaba sendo na hora defendê-los em prol da gestão de pessoas

Segundo Ransés Bonora, Diretor Comercial da Onze, o primeiro passo é fazer uma pesquisa com os colaboradores para ouvir e entender de fato o que eles estão querendo e, se possível, de forma quantitativa e qualitativa. 

“Trazendo no mundo corporativo, todo mundo quer aumento salarial, mas é de fato aumento salarial que a gente consegue dar naquele momento? É de fato o que ele precisa ou é uma melhor relação com o dinheiro para que o aumento de salário não venha com mais dívidas?”, explica o Diretor Comercial da Onze da importância de entender o que é realidade e necessidade.

Além disso, Bonora explica que é importante fazer uma análise do competidor, uma vez que os pacotes de benefícios oferecidos podem ser diferentes de uma empresa para a outra e, alguns casos, mais atrativos do que é oferecido pela própria organização, sendo o segredo para atrair bons talentos e diminuir o turnover.

O benefício corporativo auxilia no processo de recrutamento? 

RH conversando com candidata
Será que os benefícios corporativos ajudam no processo de recrutamento? Saiba mais!

Atualmente, muitos profissionais têm buscado empresas com benefícios corporativos, uma vez que, antigamente, as organizações só ofereciam o básico, como o vale-transporte e o vale-refeição/alimentação. No entanto, é preciso oferecer algo a mais, principalmente na hora do processo de recrutamento, visto que os benefícios se tornaram um dos principais critérios na hora de escolher uma vaga.

Segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, os benefícios corporativos voltados à saúde física e mental são os mais buscados e valorizados pelos profissionais quando estão em busca de uma nova oportunidade de emprego no mercado de trabalho. 

Ao olhar para os diferentes tipos de benefícios oferecidos pelas empresas, a TotalPass é vista de maneira diferente no mercado de trabalho, principalmente pelas pessoas que estão em busca de organizações que se preocupam com a qualidade de vida do time. 

“Ela [TotalPass] ajuda a aumentar o poder de atração da empresa, uma vez que os benefícios voltados à saúde e ao bem-estar do colaborador são vistos como um diferencial, então a empresa acaba ganhando um poder mais atrativo, pois prioriza isso e o colaborador sente enquanto candidato”, explica Priscila Ventura, Head of People da TotalPass, ao falar sobre a importância de oferecer um benefício diferenciado na atração de talentos. 

Além disso, Priscila pontua que, ao oferecer um benefício corporativo, a organização é vista pelos futuros colaboradores como uma organização diferente das demais presentes no mercado, principalmente se for do mesmo segmento.

“A empresa que traz o seu pacote os benefícios olhando mais para o colaborador demonstra que, diante do mercado competitivo, ele também quer ser diferente, trazendo um poder maior na hora de brigar com outras organizações que possuem pacotes bastante atrativos”, comenta a Head of People da TotalPass. 

No que diz respeito à atração e valorização do candidato na parte de valores e cultura, Priscila explica que os candidatos valorizam aquilo importante para eles. “As gerações mais novas têm buscado isso, visto que tendem a olhar para empresas que durante o recrutamento já trazem esse viés e discurso do cuidado com o colaborador. E, cada vez mais, acho que nos últimos anos, muito mais no pós-pandemia, a gente tem visto que saúde e bem-estar são prioridades para as pessoas”, complementa. 

Como a tecnologia potencializa os benefícios corporativos e de que forma o RH pode se empoderar para defender essa compra?

RH digital
Será que a tecnologia potencializa os benefícios corporativos? Confira!

Hoje, cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores é imprescindível. Afinal, um dos maiores problemas enfrentados por muitas empresas são os afastamentos por problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais. Sendo assim, ao investir em tecnologia voltada à qualidade de vida, é possível aumentar a produtividade, o engajamento e, consequentemente, a lucratividade. 

Durante o webinar, Fabio Camilo, Head of People da Vittude, plataforma de terapia on-line, explicou que muitas empresas ou gestores acabam olhando apenas para o custo, sendo que, na verdade, é preciso olhar para quanto custa não investir na saúde. Por isso, o primeiro passo é entender como investir na promoção e na prevenção ao invés de ter o custo com o adoecimento de um colaborador, por exemplo. 

Para o Head of People da Vittude, é preciso levantar alguns questionamentos e, a partir disso, buscar dados concretos para promover melhorias na gestão. Seguem alguns exemplos de perguntas:

  • Como as pessoas estão? 
  • Qual é o nível de possível adoecimento ou problemas que essas pessoas têm ou possam vir a desenvolver? 
  • Como eu consigo por meio de uma solução promover mais saúde antes do problema? 

“Dados são de extrema importância. Além disso, é preciso quebrar o estigma do custo e entender que investir em saúde é um diferencial, inclusive de mercado”, complementa Camilo sobre a importância de ter essas informações na palma das mãos na hora de buscar por recursos, sejam eles tecnológicos ou não na promoção da qualidade de vida do time. 

“A tecnologia ajuda no sentido de quebrar barreiras, né? Hoje, a gente consegue atingir empresas com diferentes localidades, pequenas culturas locais e todas as situações que são diferentes, dependendo da região e da situação da organização”, complementa o Head of People da Vittude sobre a importância dos benefícios corporativos por meio da tecnologia.

Terapia on-line, auxílio academia e muitos outros benefícios corporativos digitais podem ser usados onde e quando quiser pelos colaboradores. São excelentes alternativas para as empresas que desejam investir em algum benefício corporativo tecnológico em prol da qualidade de vida, uma vez que muitos profissionais estão em busca de empresas que se preocupam com a saúde física e mental.  

O que fazer para defender os benefícios corporativos?

A rotatividade dos colaboradores tem sido um dos maiores impactos nas empresas, uma vez que poucas gestões conseguem oferecer salários competitivos e benefícios corporativos voltados à qualidade de vida. Mas, afinal, como fazer para defender isso para os cargos de liderança?

“Identifique que o turnover é um problema e que está me custando um valor exorbitante nas minhas contas diretas e indiretas. Que benefício eu deveria buscar para tentar reduzir? Qual deveria ser o primeiro racional para quantificar esse benefício tentando resolver esse problema do turnover?”, orienta Bonano.

O Diretor Comercial da Onze explica que ao adotar programas de bem-estar, podendo ser físico, mental e/ou financeiro, é possível diminuir os problemas relacionados ao turnover (taxa de rotatividade de funcionários) e, consequentemente, melhorar a atração de talentos. 

Além disso, quando o gestor de Recursos Humanos sabe o custo do investimento desse novo benefício, seja um bom plano de previdência ou programa de bem-estar (financeiro ou mental), é possível estimar o impacto na redução do turnover e, consequentemente, ter um ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento).

Além dessas perguntas, muitas outras foram feitas ao longo do webinar para os convidados e, é claro, foram tiradas algumas dúvidas de muitos profissionais de gente e gestão. Ficou curioso (a) e quer conferir tudo o que rolou? Clique no vídeo abaixo para assistir ao webinar “Fórmula de ouro das lideranças: como grandes RHs impulsionam resultados com budget limitado?”: clique aqui!

Como a TotalPass pode ajudar?

Quer levar mais qualidade de vida para a rotina dos seus colaboradores? Com a TotalPass, você e todos os seus colaboradores poderão ter acesso a milhares de academias e estúdios fitness espalhados por todo o Brasil, incluindo as redes Smart Fit e Bio Ritmo. 

Também contamos com mais de 250 modalidades para experimentar, como musculação, beach tennis, dança, natação, pilates, yoga e muito mais. Além do cuidado físico, que tal cuidar da saúde mental dos colaboradores?

Com o Total Mind, é possível ter acesso a mais de cinco mil psicólogos on-line pela Psicologia Viva e mais de 400 áudios de meditação guiada pelo Zen App. 

Gostou e quer promover a mudança de hábitos por meio do cuidado com a saúde física e mental? Indique agora mesmo a sua empresa: